postado em 20/06/2009 18:40
Google anunciou na sexta (19/6) que seu serviço de tradução instantânea on-line agora inclui o farsi ou persa, o idioma oficial no Irã, para "favorecer o intercâmbio de informação".
Esta função gratuita só pode ser acessada no momento a partir do site Google.com e funciona melhor para uma tradução entre o persa e o inglês, embora outros 40 idiomas estejam disponibilizados no serviço.
"Acresentar o persa nos parece particularmente importante, principalmente no contexto atual dos acontecimentos no Irã", explica o grupo americano em um comunicado.
"Como o YouTube (de propriedade do Google) e outros serviços, o Google Translate é uma ferramenta a mais para que quem fala persa possa utilizar para se comunicar com o resto do mundo, e vice-versa, favorecendo também o intercâmbio de informações", afirma o texto.
O site de vídeos YouTube e a rede de relacionamento Facebook são alguns dos sites que questionam mais a validade da reeleição de Mahmud Ahmadinejad e que estão bloqueados pelas autoridades iranianas.
Cem milhões de pessoas falam persa no Irã, Afeganistão, Tadjiquistão e Ásia Central.