Tecnologia

Site do Correio Braziliense ganha versão gratuita para celulares

postado em 21/06/2009 17:37
Como você já deve ter notado, o site mudou. Além do novo layout, o CBonline também terá ainda mais interatividade com o leitor, que agora poderá acompanhar o melhor das notícias diárias também pelo visor do celular. Seja pelo navegador do aparelho ou via mensagens de texto (SMS).

Caso acesse pelo navegador, no endereço m.correiobraziliense.com.br, o leitor não precisará se cadastrar. Para isso, é necessário ter um smartphone ou um aparelho comum que possua algum sistema operacional. A tela do celular deve medir 320 x 240, 240 x 320, 176 x 220, 320 ; 480 ou 128 x 160. O sistema reconhecerá o telefone que o acessa para oferecer a interface mais adequada ao tamanho da tela. Nessa opção, o leitor pode acessar o conteúdo do correiobraziliense.com.br pela conexão sem fio (Wi-Fi) ou pela própria rede do celular.

Além das novas ferramentas de interatividade e acesso, o site agora está ainda mais integrado à versão impressa do jornal. Os já consagrados ícones que fazem referência ao conteúdo multimídia ganham mais destaque. Fora isso, o Correio inova e traz o QR Code (leia mais abaixo) para o leitor de Brasília.

SMS
Na opção de receber as novidades do time do coração ou do mundo das celebridades via SMS, basta assinar o serviço. Envie a mensagem de texto referente ao assunto do qual você deseja receber informações no celular para o número 50000. Em média, são duas mensagens por assunto diariamente. O custo é de R$ 0,10 por mensagem recebida, mais impostos, acrescentados na conta ou subtraídos dos créditos de celulares pré-pagos. Em média, serão enviadas duas notícias diárias para cada assunto. Você pode assinar quantos pacotes desejar. Confira os códigos dos canais disponíveis no momento:
Botafogo ; CBBOT; Flamengo ; CBFLA; Fluminense ; CBFLU; Vasco ; CBVAS; Corinthians ; CBCOR; Palmeiras ; CBPAL; Santos ; CBSAN; São Paulo ; CBSAO; Atlético-MG ; CBATL; Cruzeiro ; CBCRU; Celebridades ; CBFOF.

QR Code
Os proprietários de smartphones também encontrarão outra ferramenta de interatividade no veículo: o QR Code, código em 2D que representa endereços de internet.

Com a ferramenta, o leitor pode acessar conteúdos multimídia sempre que encontrar o código nas páginas do jornal. Para isso, basta fotografar o QR Code com a câmera do celular para ser conectado à internet automaticamente no link referente ao complemento da matéria (vídeos ou fotos, por exemplo).

Os interessados no serviço devem se inscrever enviando um SMS com a palavra QR para o número 50035. Em seguida, o leitor receberá uma mensagem com um link para baixar o programa de interpretação do código. O serviço é gratuito. A tarifa será apenas pelo acesso à internet (cobrado pela operadora) e, no momento da inscrição, R$ 0,31 pela mensagem com o link, mais impostos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação