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Saiba como fazer seus backup usando com o Windows Vista

postado em 24/06/2009 07:00


Cada vez mais temos dados e informações armazenadas em computadores em formato digital. E cada vez mais é preciso se preocupar com o ;famoso; becape, ou as chamadas cópias de segurança dos arquivos instalados no com;putador.

Infelizmente, ainda são muitas as pessoas que perdem informações, fotos, vídeos, mensagens e documentos importantes por desconhecer ou por desprezar a importância de fazer um becape.

Atualmente temos inúmeras soluções para fazer essas cópias de segurança, desde robôs de alto custo até a simples cópia de arquivos em disquetes ou pen drives (memory keys). No bê-á-bá de hoje vamos enfatizar o uso de uma ferramenta nativa (que já vem junto com o sistema operacional) do Windows Vista para fazer backups de dados.

Para acessar a ferramenta, vá até o Painel de Controle e procure pelo ícone chamado Centro de Backup e Restauração. Pelo menu Todos os Programas, depois Acessórios, em seguida Ferramentas do Sistema, existe também um ícone chamado Status e Configuração de Backup. Com esse ícone pode-se também verificar e configurar backups com o Vista.

Ao clicar na opção Configurar o backup automático de arquivos pode-se ver a mesma tela quando escolhemos o botão Fazer backup de arquivos usando o Centro de Backup e Restauração pelo Painel de Controle. Pode-se utilizar as duas ferramentas para as mesmas finalidades, mas siga a seguinte regra apenas por organização: a ferramenta do Painel de Controle deve ser usada para criar e restaurar backups e a outra para configurar, editar e disparar manualmente backups já criados.

Acesse o Centro de Backup e Restauração e na primeira tela clique no botão Fazer backup de arquivos. Deve-se, então, escolher o local para onde será gravado o backup a ser feito e/ou configurado. Escolha entre unidades de disco, CDs, DVDs, pen drives e discos externos.

É necessário que os dispositivos externos e mídias estejam conectados/ inseridos para serem identificados pelo sistema como destino para a gravação. Repare que não é possível escolher como destino o próprio disco onde estão os arquivos, pois isso faria com que a cópia não fosse de segurança, não sendo considerado um bom e verdadeiro backup (o ideal para um bom backup é tê-lo em dispositivos externos). Também é possível escolher como destino para o backup alguma pasta compartilhada em uma rede de computadores, se for o seu caso.

Na tela seguinte (Deseja fazer backup de que tipos de arquivos?), você deve escolher os tipos de arquivos que devem ser incluídos no backup. Observe que as telas contêm detalhes interessantes sobre o backup a ser feito, como por exemplo o link que cita os arquivos que não serão incluídos no backup. Clique em Avançar depois de escolher. Na seqüência deve-se escolher quando o backup será executado.

Especifique a freqüência, o dia e horário (lembre-se de que pode ser desativada essa configuração depois e lembre-se também de que se o destino for algum dispositivo externo, ele deve estar conectado no horário e dia agendado). Mesmo agendando para depois, no fim da configuração pode se executar o backup imediatamente, para isso clique no botão Salvar configurações e iniciar backup.

O backup será então iniciado e ele pode levar até horas, dependendo da velocidade de gravação do destino escolhido e da quantidade e tamanho dos arquivos. Quando a operação terminar, uma tela avisará com a mensagem ;O backup foi concluído com êxito; ou uma mensagem de erro, caso isto tenha ocorrido.

No local escolhido para gravação do backup haverá uma pasta chamada de Backup Set seguida da data e hora da execução. Nessa pasta estarão todos os arquivos em formato compactado e também o catálogo do backup. O catálogo do backup é como um índice para consultas e futuramente poder localizar e restaurar os arquivos que forem necessários (em caso de perda de arquivos e necessidade do backup, afinal é para isso que ele serve).

Ao chegar nesse ponto, seu backup está concluído. Voltando ao que disse no início, temos diversas formas e produtos para fazer backup, é importante que você tenha pelo menos alguns detalhes de como esse backup foi feito para no caso de precisar recuperá-los muito tempo depois.

O que quero dizer com isso é que é preciso saber em qual sistema operacional ele foi feito, em que tipo de mídia ou disco para quando for necessário acessá-lo seja possível avaliar se existe compatibilidade com os sistemas atuais. Veja um exemplo a seguir. Se você tiver um backup feito no Windows 95 e quiser restaurá-lo no Windows Vista, precisa primeiro saber se é compatível e depois acessar a mídia usada; provavelmente na época teria sido usado disquetes, e veja que hoje alguns computadores nem têm mais unidades de floppy (os antigos disquetes).

Voltando ao backup recém-feito, se você precisar recuperar arquivos deste backup, acesse a ferramenta novamente e escolha o botão Restaurar arquivos. Na tela seguinte, escolha se deseja recuperar arquivos do último backup ou de um mais antigo. Lembre-se de que esse tipo de backup que estamos analisando é exclusivo para dados, ele não recupera o sistema operacional de eventuais danos ; nesse caso pode-se utilizar backups do tipo imagem, que é outra forma de fazer backup com outros requisitos e finalidades.

De qualquer forma, nesses casos de falhas você pode reinstalar ou reparar o sistema e depois recuperar os dados, que é o objetivo desse tipo de backup. Continuando com a restauração, clique em Avançar e selecione os arquivos e/ou pastas que deseja recuperar do backup, é nessa hora que o catálogo será consultado para localizar o(s) arquivo(s) ou pasta(s). Você pode clicar nos botões Adicionar arquivos, Adicionar pastas ou Pesquisar.

É por meio desses botões que você ;pega; os arquivos e pastas do backup para ;trazê-los de volta;. Depois de tudo escolhido, clique em Avançar. Você pode restaurar arquivos de um backup quantas vezes quiser. Na tela seguinte, escolha onde serão gravados os arquivos que serão recuperados do backup: pode ser no mesmo local ou em um outro local que deve ser indicado.

Em seguida, clique no botão Iniciar restauração. Para o caso de escolher o mesmo local original do arquivo ou pasta, o sistema pode perguntar o que deve fazer com o arquivo que ainda está lá e você deve escolher se deseja ;gravar por cima; (sobrescrever), não gravar ou manter os dois (nesse último caso ele modifica o nome do novo arquivo recuperado). Ao terminar a recuperação dos arquivos será exibida a mensagem ;Arquivos restaurados com êxito; ou mensagem de erro, caso ocorra.

Para desativar a execução automática do backup configurado, vá até a ferramenta Status e Configuração de Backup e clique no botão Desativar. Para reativar, basta clicar no mesmo botão, agora com nome Ativar (figura 8).

Não esqueça os backups e mantenha-se prevenido contra falhas e perdas de dados!

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