Tecnologia

Censura na internet é "inútil", afirma diretor-executivo do Google

postado em 29/06/2009 18:14
O diretor-executivo do Google, Eric Schmidt, afirmou que o bloqueio de acesso à internet é "inútil", e que não existe êxito quanto ao isolamento dos cidadãos a partir da filtragem de notícias, ou quanto à censura de habilidade para difusão de informação. As afirmações foram feitas em um evento publicitário em Cannes, na última sexta-feira (26/6).

"Nós explicamos o que acontecerá, caso eles façam isso (bloquear a liberdade de expressão e de comunicação). Algumas vezes eles são moderados em seu comportamento, e às vezes não. Se eles não nos escutam, é um risco deles", afirmou.

Recentemente, países como China e Irã bloquearam o acesso à internet, ou a alguns sites.

Centenas de vídeos sobre os protestos na eleição iraniana foram colocados no YouTube - incluindo o da jovem Neda Soltani, que foi morta durante os protestos - e cuja imagem da morte foi emblemática sobre a situação.

"A internet é a maior força para expressão individual jamais inventada", disse Schmidt, de acordo com o jornal The Telegraph.

"Governos de todo o mundo, inclusive democracias eleitas, têm dificuldade com o fluxo de informações on-line. Ditadores e comunidades fechadas sempre tentarão extirpar a comunicação em seus países. Estratégias governamentais que tentam derrubar a liberdade de expressão são terríveis, e não terão sucesso."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação