Tecnologia

A raposa contra-ataca

Menos de quatro meses depois de a Microsoft apresentar o Internet Explorer 8, a Fundação Mozilla lança a versão 3.5 do browser Firefox, 10 vezes mais veloz que edição anterior e com ênfase na privacidade

postado em 03/07/2009 08:48
A Fundação Mozilla apresentou nesta semana a sua resposta para o navegador Internet Explorer 8, da Microsoft, lançado em março passado. Mais rápido e cheio de recursos adicionais, a versão 3.5 do navegador Firefox chega com o objetivo de abocanhar um número cada vez maior de usuários e manter a acentuada escalada da empresa no setor. E ao que tudo indica, deve ser um sucesso. Nas primeiras 24 horas em que ele esteve disponível ao público, foram realizados mais de 4 milhões de downloads do aplicativo ao redor do mundo.

Para acirrar a briga no segmento, a companhia, que tantas vezes serviu de inspiração para os concorrentes, foi buscar no próprio mercado soluções a fim de turbinar o browser. A ideia é aumentar a oferta de ferramentas e melhorar a navegação do usuário, tornando atividades comuns, como assistir a vídeos, mais intuitivas. O resultado, testado pelo Correio, é um browser mais veloz e que consegue oferecer uma melhor experiência de navegação para o internauta, principalmente na visualização de e-mails e sites com imagens, acentuando a tendência dos navegadores serem multitarefas.

De acordo com a companhia, em testes realizados com o sistema operacional Windows XP, a novidade consegue ser duas vezes mais rápida que o Firefox 3 e 10 vezes mais veloz que o Firefox 2. A boa performance é resultado de um aperfeiçoamento no JavaScript - linguagem de programação utilizada virtualmente por todos os sites na web e que é responsável pela entrega de aplicações online com sofisticadas funcionalidades.

A equipe de desenvolvedores da Raposa (como é conhecido o navegador) criou um mecanismo denominado TraceMonkey, que melhora o desempenho em até 30% ao processar aplicações pesadas construídas nesse tipo de linguagem - ou seja, a maioria dos aplicativos online, como editores de texto e webmails. "A 3.5 é importante para manter o clima da versão 3.0, além de trazer ferramentas interessantes para o browser e JavaScript de alta performance", resumiu Mike Shaver, engenheiro da companhia, no blog oficial do Mozilla.

Vestígios
Apesar de visualmente o navegador permanecer idêntico, ele traz algumas novidades que já existem em concorrentes como o Opera(1) e o Internet Explorer 8, como é o caso do botão de navegação privada. Agora, basta o usuário acionar a função Private Browsing para impedir o armazenamento de qualquer tipo de informação sobre os hábitos de navegação do internauta, como registro de histórico, arquivos temporários, cookies e senhas. Caso o usuário tenha visitado um site e deseje apagar todos os vestígios relacionados a ele, também é possível.

Já o suporte ao HTML 5 torna o aplicativo compatível com uma série de novos serviços oferecidos em sites de vídeos e web 2.0, dando fim à necessidade de instalar uma variedade de plugins (programas integrados ao navegador que permitem a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML). O navegador também permite arrastar uma aba para fora da janela e, com isso, abrir uma nova janela para acomodá-la. Além disso, é possível reabrir(2) uma janela ou aba fechada acidentalmente, resgatando, assim, os últimos sites vistos.

Outra novidade que se destaca é a ferramenta de localização, que permite, com a aprovação do usuário, indicar a sua posição geográfica para que ele possa interagir com determinados serviços online. "Para nós, é importante fazer um navegador cada vez melhor para o usuário. O novo Firefox é completamente customizável, podendo, por exemplo, mudar a aparência do browser e, com os adds-on (complementos que agilizam algumas tarefas, como escutar música ou ver a cotação da bolsa), inserir as ferramentas que o usuário realmente deseja", explica o diretor de desenvolvimento do Firefox, Mike Beltzner. O browser de código aberto (de 7,6 MB) está disponível para download em 70 idiomas, incluindo português, no site www.firefox.com.

1- HTML 5
Assim como nos navegadores Opera e Safari, o browser da Mozilla agora dá suporte à linguagem HTML 5 (versão mais recente), que facilita a reprodução de conteúdos como vídeos e animações, além de permitir a navegação offline.

2- ABAS FECHADAS
Assim como a última versão do navegador do Google, o Firefox 3.5 conta com uma ferramenta que reabre abas fechadas recentemente. Assim, se o usuário fechar acidentalmente uma aba, ele pode "resgatá-la" facilmente.

Veja o vídeo com as novidades do Firefox 3.5 (vídeo em inglês)



Browsers alternativos
Fuja do IE e Firefox com estes navegadores
SAFARI
Desenvolvido pela Apple, o Safari também pode rodar em Windows.
Site: www.apple.com/downloads/
Tamanho: 43MB

uBROWSER
O navegador permite visualizar sites em três dimensões.
Site: http://ubrowser.com
Tamanho: 6,20MB

CHROME
O browser foca na velocidade, segurança e praticidade
Site: www.google.com/chrome
Tamanho: 9,14MB

FLOCK
Integra serviços de web 2.0 como mídias sociais, RSS e blogs.
Site: http://flock.com
Tamanho: 12,67MB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação