Tecnologia

Estudo aponta recursos que devem dominar o mercado de celulares nos próximos anos

postado em 13/07/2009 08:39
Uma das questões mais importantes para quem trabalha no setor de tecnologia é tentar se antecipar ao mercado, posicionando os seus produtos de acordo com as principais tendências do segmento. No entanto, esse é um dos exercícios mais difíceis para quem atua no ramo, pois trata-se do verdadeiro pulo do gato, a pergunta que vale um milhão de dólares e pode fazer de um produto um sucesso ou fracasso entre os consumidores. Por essa razão, de tempos em tempos, as principais consultorias fazem pesquisas para traçar os rumos da indústria. Um dos estudos mais recentes, divulgado pelo instituto Gartner, diz respeito às tecnologias móveis que devem ganhar força até 2010 e direcionar as estratégias e políticas das fabricantes e do usuário no curto prazo. De acordo com o estudo, alguns recursos que facilitam a vida do usuário, como transmissão de dados sem fio e serviços de localização, são a bola da vez. "O público jovem faz muito uso de bluetooth para compartilhar fotos e músicas, já que é algo prático e gratuito. Com a chegada da versão 3.0, que é mais rápida ainda, isso deve se acentuar ainda mais", diz a analista de pesquisa do Gartner Elia San Miguel. O amadurecimento de determinadas tecnologias caminha lado ao lado com a própria popularização do celular, que a cada dia ganha maior importância na vida dos usuários. "Hoje, esse tipo de aparelho faz mais do que apenas telefonar, e as fabricantes e operadoras estão atentas a isso", conta Elia, lembrando, no entanto, que o desenvolvimento do telefone móvel como plataforma multisserviço passa necessariamente pela premissa da usabilidade. "Para algumas tarefas, o celular não é o melhor meio para acessar determinadas aplicações, como atividades bancárias, conferências etc. Isso acontece porque muitas vezes ele não é tão simples e intuitivo de se usar como outros meios", conta. Por isso, cresce a importância das interfaces planejadas para facilitar a experiência do usuário com o produto. Outra tecnologia que deve ganhar terreno no curto prazo, de acordo com o Gartner, é a de localização e navegação. "Elas têm um grande potencial de crescimento, já que abrem possibilidades de explorar novos modelos de negócios. Imagine só você querer saber qual o restaurante mais próximo de onde você está e ver isso no celular? Ou entrar num shopping e receber uma mensagem falando das principais ofertas?", cita. No entanto, para que essas tendências possam se concretizar, a analista salienta que é importante que haja uma convergência de duas variáveis. "A primeira é a viabilidade de custo, para que as fabricantes possam disponibilizá-las a um preço acessível. A segunda é, obviamente, a plena aceitação do mercado". E eu com isso Estudos como o do instituto Gartner permitem que a indústria, como um todo, reforce suas estratégias de acordo com determinadas tendências de mercados. Isso serve para minimizar os riscos de investimentos em tecnologias que podem cair em desuso em alguns anos. Por isso, os produtos que estarão nas prateleiras amanhã e chegam até as nossas casas são muito influenciados por essas pesquisas. Ferramentas acentuadas De acordo com o instituto de pesquisa Gartner, oito tecnologias móveis devem despontar em maior escala até o ano que vem. "Elas já estão maduras e têm um potencial de negócio a ser explorado", explica a analista de pesquisa do instituto Elia San Miguel. Conheça um pouco mais sobre cada tecnologia e suas aplicações em nosso cotidiano: Interfaces móveis O modo como o usuário se relaciona com os dispositivos móveis afeta profundamente a experiência de uso e o acesso aos serviços oferecidos pelos aparelhos. Por isso, o Gartner acredita que as fabricantes devem investir no desenvolvimento de interfaces inovadoras e diversificadas para tornar a internet mais acessível para os clientes. O instituto prevê que algumas plataformas deverão ser reescritas por completo para se adequarem à realidade das telas sensíveis ao toque, outra forte tendência que começa a ser adotada pelo mercado. Localização Encontrar uma pessoa aonde quer que ela vá. Essa é outra aposta no mundo dos dispositivos móveis para os próximos anos e que, aos poucos, começa a se tornar realidade. Além do GPS (sigla, em inglês, de sistema de posicionamento global), a disponibilidade de aplicações de mapeamento como Google Maps ou Nokia Maps irá fazer com que fabricantes desenvolvam softwares próprios. De acordo com o estudo, no futuro a localização será um componente-chave de aplicações de presença móvel e de redes sociais móveis. Wi-Fi rápida O atual padrão de internet sem fio baseado no protocolo 802.11g dará espaço ao padrão 802.11n, que deverá definir a performance Wi-Fi pelos próximos anos. Com isso, a taxa de transferência de arquivos salta de 54Mbps para 300Mbps. Alguns dispositivos, inclusive, já estão vindo compatíveis com esse novo padrão. O Wi-Fi de alta velocidade deve favorecer, principalmente, os usuários de streaming (que preferem ver o arquivo na rede, em vez de ter que baixá-lo no PC) de mídias como áudio e vídeo, tanto para uso pessoal, quanto profissional. Bluetooth 3.0 Recurso simples e rápido de transferir (sem a necessidade de cabos) arquivos entre diferentes dispositivos, o bluetooth estará presente em aproximadamente 80% dos telefones em todo o mundo até 2011. Atualmente na versão 2.0, que permite transferências de dados na taxa de 3Mbps, a nova versão 3.0, que deve chegar neste ano ao mercado, vai atingir a velocidade de 24Mbps. Isso significa que, se precisamos de 13 segundos para transferir uma música de aproximadamente 5 minutos, com a nova versão essa tarefa demora apenas dois segundos. Telas econômicas O tamanho, o formato e a robustez das telas dos dispositivos móveis limitam várias aplicações de um aparelho, além de interferirem diretamente na duração da bateria. Por isso, displays em Oled (diodo orgânico emissor de luz) deverão ser adotados em maior medida, já que podem ser até 70% mais econômicas que as telas tradicionais. Web mobile A possibilidade de acessar a internet a partir de um celular vem crescendo nos últimos anos, mas no futuro essa tendência deverá se acentuar como uma alternativa de baixo custo para a distribuição de aplicações móveis mais simples. Apesar de esse recurso ter algumas limitações que não deverão ser resolvidas até 2010, como a inexistência de um padrão de navegador, a internet móvel permite que o custo total de propriedade seja menor, além de ter um público cada vez maior. Modem móvel Apesar dos hot spots (pontos de acesso à internet sem fio) serem cada vez mais comuns nas grandes cidades, o crescimento da cobertura das redes 3G (HSPA) faz com que o usuário tenha uma conectividade bastante razoável. Essa tendência deve se acentuar ainda mais com uma política agressiva de preços para banda larga no celular, o que deve aumentar a demanda de usuários. Com o amadurecimento da tecnologia, já é possível encontrar notebooks com módulos internos (chips) que têm um desempenho de conexão superior até ao daqueles s oferecidos com cartões e placas USB. Comunicação próxima A tecnologia NFC (sigla de Near Field Communication) permite estabelecer a ligação sem fios entre dois dispositivos para a troca de dados e de serviços a curta distância (até 15 cm). O recurso começa a despontar como um padrão para aplicações como pagamento por meio de dispositivos móveis, retiradas de vouchers e como forma de apresentação de ingressos virtuais em cinema, shows ou teatros.

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