Tecnologia

Vírus que ataca Twitter, Facebook e MySpace se multiplica em junho

postado em 15/07/2009 11:22
A Kaspersky Lab detectou mais de 575 novas variantes em um único mês. O laboratório alerta para o aumento significativo de modificações do Koobface durante o mês de junho. No final de maio, haviam sido detectadas 324 variantes e, no final de junho, os registros chegaram a quase 1000 variantes. O fato pode estar associado ao início das férias escolares.

Koobface, classificado como worm, foi detectado pela primeira vez pela Kaspersky Lab como Net-Worm.Win32.Koobface, e instantaneamente tornou-se popular quando apareceu há um ano tendo como alvo as contas do Facebook e do MySpace. O worm Koobface se espalha por meio de uma conta legítima de usuário para os perfis de seus amigos.

[SAIBAMAIS]Os comentários e as mensagens enviadas pelo worm contêm um link para um website falso do tipo do YouTube que convida os usuários a fazerem o download de uma "nova versão do Flash Player". Ao invés de um media player, é feito, então, o download do worm para as máquinas das vítimas.

Uma vez que o usuário seja infectado, ele começará a espalhar tais mensagens para os seus amigos e as funcionalidades do worm vêm sendo ampliada. Agora o Koobface tem como alvo websites de redes sociais como o Facebook, MySpace, Hi5, Bebo, Tagged, Netlog e, mais recentemente, o Twitter.

Segundo Stefan Tanase, Pesquisador de Malware da Kaspersky Lab, é possível fazer uma correlação deste ataque com as férias escolares, quando mais jovens têm mais tempo para acessar a internet.

De acordo com o especialista, este sinal no aumento da atividade criminal cibernética envolvendo as redes sociais no último mês comprova que as estratégias utilizadas pelos delinquentes para infectar os usuários são muito mais eficientes quando acrescentam o contexto social aos seus ataques. "Junho de 2009 é um importante marco na evolução do malware ligado às redes sociais: a atividade que vimos durante este mês vai muito além de qualquer outra ocorrida no passado", afirma Tanase.

Uma vez que as redes sociais como o Facebook ou o Twitter estão se tornando cada vez mais populares, os ataques direcionados a eles também estão aumentando.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação