Tecnologia

Pesquisa aponta que supercomputadores estão 10% mais ecológicos

postado em 18/07/2009 08:00
O estudo que formula a lista dos 500 supercomputadores mais verdes do mundo, ranking desenvolvido por um grupo de profissionais envolvidos em tecnologia ecológica e publicado no site green500.org, indica que a eficiência energética das máquinas avaliadas está aumentando no mesmo passo do poder de processamento.

Segundo os profissionais, a eficiência média dos supercomputadores aumentou 10%, mesmo com o poder computacional das máquinas da lista tendo crescido 15%. O principal critério para determinar o aumento da eficiência é o número de operações realizadas por cada watt consumido.

De acordo com o ranking, o supercomputador mais eficiente do mundo está localizado na Universidade de Varsóvia, na Polônia. O número 1 no ranking em capacidade de processamento, utilizado no Los Alamos National Laboratory, instituição ligada ao departamento de energia dos Estados Unidos, conquistou o 4; lugar na lista de eficiência.

A fabricante que mais se destaca na lista é a norte-americana IBM, que fornece tecnologia para 18 dos 20 primeiros supercomputadores, incluindo o primeiro colocado. Segundo o principal executivo de tecnologia (CTO) da IBM, José Carlos Duarte, o uso do chip Cell, o mesmo utilizado no console Playstation 3, é um dos trunfos para o bom desempenho.

"Enquanto os blades da IBM processam 148 megaflops - parâmetro usado para medir a capacidade de processamento do computador - por watt, a concorrência consume, em média, 62 megaflops com o mesmo consumo", afirma Duarte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação