postado em 18/07/2009 10:00
O número de usuários de internet chineses ultrapassou a população dos Estados Unidos em junho, informou a agência oficial de informações sobre internet na quinta-feira (16/7).
Agora, a China possui 338 milhões de internautas. Apesar do alto número de internautas, a penetração ainda é de apenas um quarto da população chinesa. Em janeiro, o país contava com 298 milhões de usuários de internet.
Comunicadores instantâneos, redes sociais e outros serviços de entretenimento são as atividades mais poupulares relatadas pelo China Internet Network Information Center (CNNIC). O número de usuários chineses que assistem a vídeos online, por exemplo, cresceu 10% nos últimos seis meses e mais de um quatro deles fazem compras online.
A China também lidera o número de sites registrados (com domínio .cn), que atingem quase 13 milhões.
O relatório afirma que quase todos os acessos à internet na China são realizados via banda larga e que o país está trabalhando para levar a conexão rápida às áreas mais remotas.
Outro dado apontado pela agência governamental foi a gravidade dos problemas de segurança na internet do país: mais de 100 milhões de chineses já tiveram senhas ou número de contas roubadas no início deste ano e quase o dobro desse número já experimentou ataques com vírus e cavalos-de-tróia.