Tecnologia

inFamous: jogo de aventura permite ao jogador escolher entre o bem e o mal

postado em 21/07/2009 08:00
À primeira vista, o jogo de ação Infamous, exclusivo do Playstation 3, parece repetir uma velha fórmula: o gênero de mundo aberto, consagrado por Grand Theft Auto III, contando a história de um super-heroi que acaba de ganhar poderes. Porém, o estilo de jogo, que mescla elementos de gêneros como RPG e tiro, aliado ao enredo, que dá ao jogador a liberdade de escolher seu destino, faz a novidade, lançada em maio, um título imperdível para os donos do console da Sony.

O jogador entra na pele de Cole MacGrath, um sujeito normal que ganha a vida entregando mensagens e pacotes em Empire City. Sua vida muda completamente quando ele sobrevive a uma explosão que destroi parte da metrópole. A catástrofe conferiu poderes sobre-humanos a Cole, que agora é capaz de absorver e descarregar energia elétrica através de seu corpo.

De volta às ruas, Cole se depara com uma cidade transfigurada pela tragédia: o governo decretou quarentena devido a uma praga que assola os habitantes, gangues armadas tomaram conta das ruas. E tudo ainda fica pior, já que imagens do herói no epicentro da explosão o indiciam como autor do crime. Diante da situação, cabe ao jogador decidir como utilizar seus poderes: salvar a cidade do colapso iminente ou lançar sua vingança contra o que ainda resta.

[SAIBAMAIS]Infamous mostra forte influência das histórias em quadrinhos em toda a linguagem do jogo: a ação é intercalada por quadros estilizados, como um gibi em movimento. Para progredir, o jogador deve completar missões relacionadas aos mistérios por trás da explosão. De tempos em tempos, também é necessário restaurar a energia em setores de Empire City, o que confere novas habilidades ao heroi. Além das missões principais, Cole também pode fazer várias tarefas menores, que diminuem o território de atuação das facções criminosas em cada um dos três setores da cidade. Cada missão cumprida rende pontos de experiência que podem ser trocados por melhoras em seus poderes.

O caráter do jogador é testado em várias situações do game, que são chamadas de ;momentos de carma;, quando o jogador deve optar por ações que influenciam para uma boa ou má reputação de seu personagem. Antes de decidir, Cole sempre pondera as vantagens e desvantagens de cada decisão tomada. Esse dilema é o ponto alto de Infamous: o personagem foge do estereótipo de heroi bom e vilão mau para se tornar mais humano e próximo dos jogadores. Cada ação não interfere apenas na história, como também na cidade: dependendo da índole do personagem, ele pode ser amado ou odiado pelos habitantes de Empire City.

Em termos de jogabilidade e visual, o primeiro chamariz é o modo como o personagem se desloca pela cidade. Cole é capaz de escalar em praticamente qualquer tipo de construção, e aprende a usar seus poderes para se deslocar com rapidez por trilhos, linhas de energia, e planar em pleno ar. Fora das missões, apenas saltar de prédio em prédio já é uma atividade prazerosa e isso elimina a chatice se andar por um mundo aberto, algo comum nos jogos desse gênero. A cidade também é extremamente bem construída, apesar de deixar a desejar nos movimentos de veículos, como carros e trens.

Os combates exibem os belos efeitos de iluminação do jogo. A eletricidade de Cole é capaz de fritar os inimigos pelo caminho, mas o heroi não é invencível. Pelo contrário: a facilidade com a qual Cole é abatido pelos inimigos pode frustrar os jogadores no começo, mas as habilidades adquiridas ao longo da história o ajudam a derrotar as hordas de criminosos que tentam impedi-lo.

; INFAMOUS
Exclusivo para Playstation 3
Preço: R$ 299,90

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação