Tecnologia

Aprenda como montar o PC ideal

Gigahertz e terabytes são unidades que indicam a velocidade e a capacidade de armazenamento. Mas um monte dos dois juntos não forma um computador adequado

postado em 21/07/2009 10:30
Escolher um novo computador pode não ser tão fácil quanto parece. Quando se faz uma pesquisa rápida em lojas de eletrodomésticos ou hipermercados, as perguntas de qualquer vendedor, quando ele aparecer, será: qual a configuração que você quer? A questão pretende levantar a quantidade de memória RAM, velocidade do processador e capacidade do HD desejadas, como se essas informações determinassem o nível de experiência que o usuário terá com a máquina.

Mas não é bem assim. Muitas vezes, configurações mais avançadas nesse quesito acabam por engabelar o consumidor. Ter um superprocessador não adianta muita coisa se a memória RAM não for em quantidade suficiente e se a placa de vídeo não acompanhar o ritmo. Isso para casos em que o PC é bem exigido, como para exibir filmes em Blu-ray, rodar jogos pesados ou executar várias tarefas ao mesmo tempo.

;Comprar um PC pelas especificações é muito complicado, e, na maior parte das vezes, o consumidor acaba gastando mais do que deveria para levar coisas que nem vai usar;, observa Roberto Brandão, gerente de tecnologia da AMD no Brasil. Para facilitar na escolha da máquina ideal, Brandão defende que os computadores devam ser vendidos pelas funcionalidades que eles têm ; e não pela configuração. ;Muitas vezes junta-se um processador mais rápido com pouca memória. Aí, não adianta nada;, explica.

Contudo, isso vem mudando. Para facilitar na hora de escolher um computador, a Intel resolveu simplificar a nomenclatura de seus processadores. ;As mudanças foram feitas para que nossa marca fosse mais fácil de entender. Antes, havia confusão para os consumidores por conta do excesso de nomes de produtos e de plataformas;, afirma Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel Brasil. Agora, a linha Core ganha mais duas ramificações. Além da Core i7, serão lançadas a Core i5 e Core i3.

Mas, como as linhas antigas (Celeron, Pentium, Core 2 Duo), por enquanto, deverão continuar sendo comercializadas, a infinidade de opções ainda vai, certamente, aturdir compradores. Por isso, a companhia resolveu criar um ranking de estrelas, que lembra o usado por hotéis. A classificação vai de um a cinco, e leva em conta as características do processador. ;Mas as estrelas não garantem um maior desempenho do sistema, que depende de outras características e configurações;, ressalta Mazaro.

A classificação leva em conta as tecnologias aplicadas a cada processador, como número de núcleos, tipo de arquitetura etc. No concorrente AMD, os nomes dos chips foram mantidos. O Sempron se mantém como a opção para computadores mais baratos, que oferecem menos desempenho. Já o Athlon, antes topo de linha, passou para a posição intermediária, abaixo das versões do Phenon, que trazem vários núcleos.

A máquina com configuração básica, hoje, evoluiu bastante desde 2006, quando o Windows Vista foi lançado e pegou de surpresa quem optava por computadores mais básicos, que não suportavam as exigências do novo sistema operacional. ;Na época do lançamento, em janeiro de 2006, o padrão de configuração média era de 256MB de memória RAM, por exemplo, contra 1GB, hoje;, explica Ricardo Wagner, gerente de Produto Windows da Microsoft Brasil.

Mas, na hora de montar seu computador, as preocupações devem ir além da velocidade do processador e da quantidade de memória. Itens como o tamanho da tela, o tipo de mouse e o sistema operacional que irá rodar tudo também influenciam. ;O trio HD, memória RAM e processador ainda é o mais levado em conta, mas o ideal é a busca por uma máquina mais balanceada;, ratifica Roberto Brandão. Confira na página 8 em que recursos investir, dependendo de cada uso.

Modelos

Intel
A líder em processadores mantém as linhas antigas, conhecidas do consumidor comum, e traz novas opções, com chips mais potentes

Pentium
Indicado para fazer várias tarefas do dia a dia, como editar texto e navegar ao mesmo tempo

Core 2 Duo
Para tarefas mais complexas, que envolvem exibição de vídeo em definições melhores e jogos

Core i7
Processador mais avançado, tem de quatro a oito núcleos. Ideal para edição de vídeos, por exemplo

AMD
A opção da AMD foi atualizar seus processadores e manter os nomes que ficaram conhecidos entre os usuários, facilitando na hora da escolha

Sempron
Processadores ideais para uso dos aplicativos mais comuns do dia a dia

Athlon
Linha feita para atender às tarefas mais exigentes, com um ou dois núcleos

Phenom
Com três e quatro núcleos, feitos para quem deseja níveis extremos de experiência

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação