Tecnologia

Especialistas recomendam cuidado para prolongar o funcionamento das baterias

postado em 29/07/2009 08:00

Notebook, celular, videogame, MP3 player, câmeras digitais. Há 20 anos ninguém seria capaz de imaginar o quanto esses aparelhos seriam importantes nas nossas vidas. Além de poderem ser transportados para cima e para baixo, eles guardam outro ponto em comum: todos dependem diretamente de uma bateria para funcionar. No entanto, toda a facilidade oferecida pode ir por água abaixo se o usuário não tiver alguns cuidados para prolongar a vida útil do ;pulmão; desses dispositivos.

O tipo mais comum de bateria usada atualmente nos equipamentos eletrônicos é a de íon lítio, que começou a se popularizar no mercado em meados da década de 1990. Elas chegaram com a nobre tarefa de substituir as dispendiosas peças de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e de níquel cádmio (NiCd), tendo como vantagem o fato de não sofrerem com o efeito memória (elas não viciam) ; desse modo, elas não precisam esperar que a sua carga seja totalmente carregada ou descarregada para começar um novo ciclo de energia. ;O desenvolvimento dos aparelhos corre em paralelo com o avanço das baterias. Quanto mais avançado e potente for um dispositivo, mais energia ele vai exigir;, afirma o gerente de produto da Motorola Renato Arradi.

[SAIBAMAIS]No entanto, mesmo com os avanços conquistados, especialistas alertam que, para que esses acessórios resistam ao tempo, é preciso saber utilizá-los corretamente. ;Por mais que ela não sofra de efeito memória, devemos ter alguns cuidados para prolongar a vida útil do equipamento. As baterias dos notebooks, por exemplo, que usam modelos com seis células, duram, em média, entre dois e três anos de uso;, calcula a gerente de produto da HP Marisa Lumi-Park. Ela explica que, assim que os equipamentos saem de fábrica, eles precisam de uma carga inicial que deve ser levada em consideração. ;Muita gente não dá importância para a primeira carga, mas ela é fundamental. Só assim a bateria vai saber reconhecer a sua real capacidade de armazenamento de energia;, explica, ressaltando que, para laptops, o tempo recomendável da carga inaugural pode variar de 12 a 24 horas. A mesma instrução vale para celulares e outros portáteis eletrônicos.

Data de validade
Outra dica importante é realizar, periodicamente, ciclos completos de carga e descarga nos dispositivos. ;O ideal é fazer isso pelo menos uma vez por semana;, pontua o gerente de notebook da Lenovo Brasil, Luciano Beraldo. Ele conta que, a diferença da vida útil da bateria de uma pessoa que faz uma boa e uma má utilização do equipamento pode chegar a três anos. Porém, o executivo lembra que deixar de usar a bateria com a intenção de prolongar o seu tempo de vida é um erro, pois elas envelhecem e deixam de funcionar do mesmo modo que uma outra que está sendo utilizada com frequência no dia a dia.

Mas como fazer, então, quando se vai viajar e não se pensa em usar o notebook por um longo período? ;A melhor saída é deixar a bateria carregada a uns 80% de sua capacidade. Quando a pessoa voltar das férias, depois de mais ou menos um mês parada, ela vai encontrá-la com uns 40% de carga;, diz, acrescentando que guardar o acessório totalmente descarregado é um risco. ;O íon lítio pode entrar em curto circuito se ficar a 0% durante muito tempo.;

Para ajudar o usuário a manter corretamente esse equipamento e aumentar, assim, a autonomia da máquina, algumas fabricantes já estão incluindo, inclusive, aplicativos próprios que gerenciam a utilização da peça e informam dados importantes como número de ciclos de cargas já efetuadas e a capacidade de watts/horas que ela consegue reter. ;Esse tipo de ferramenta dá um bom suporte para que o usuário saiba se ele está tratando a bateria da melhor forma ou não;, finaliza Beraldo.

; Vírus podem substituir lítio
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, trabalham no desenvolvimento de baterias elétricas que usam, no lugar do tradicional íon-lítio, vírus geneticamente modificados em laboratórios. O enfoque adotado pelos cientistas foi alterar geneticamente os vírus para que eles recubram a si mesmos com uma camada de fosfato de ferro, fazendo com que eles se fixem em nanotubos de carbono, que são condutores elétricos excepcionais, formando uma malha de material altamente condutora. Assim, os elétrons podem viajar e transferir a energia de maneira mais eficiente. Nos testes de laboratório, o cátodo de vírus e nanotubos passou por mais de 100 ciclos de carga e descarga sem perder nenhuma capacitância (capacidade de armazenar energia).



; Dicas para o dia a dia
Pequenos detalhes podem ser fundamentais para tirar o máximo de proveito da bateria

- Evite descargas totais
As baterias atuais utilizam tecnologia lítio. Elas não sofrem problemas se forem recarregadas frequentemente. Já descargas até o fim causam estresse e reduzem sua vida útil.

- Mantenha a bateria fria
Nunca deixe o equipamento com a bateria no carro ou exposto ao sol. O calor eleva a temperatura do acessório e diminui seu funcionamento.

- Retire a bateria quando estiver plugado
Remova a bateria quando for usar por muito tempo o notebook ligado à rede de energia.

- Força na 1; carga
A primeira carga de uma bateria é muito importante para que ela reconheça a totalidade da sua capacidade. Especialistas recomendam que o usuário dê um ciclo de recarga de 24 horas para notebooks e três ciclos de 12 horas para celulares.

- Fuja da água
Aparelhos eletrônicos não combinam com ambientes como praia e piscina. O contato com a água leva à oxidação dos conectores da bateria.

- Previna quedas
Elas pode causar danos na carcaça da bateria e colocar os elementos químicos em contato com ambiente.

- Retoques na configuração
Simples mudanças no perfil do seu notebook podem ajudar a economizar energia da bateria

- Invista em memória
Na hora de escolher um modelo, preste atenção na memória RAM. Ela libera espaço para o Windows trabalhar, reduz a quantidade de leituras de disco e, consequentemente, diminui o gasto de bateria.

- Configure o modo de espera
Adapte o notebook ao seu perfil de uso. Escolha quando o monitor e o notebook devem entrar em estado de espera caso não seja utilizado. Mas não exagere: o PC também gasta energia para reiniciar.

- Bloqueie autoiniciação
Rejeite os programas que iniciam automaticamente cada vez que você liga o computador. Analise quais são os aplicativos mais importantes e bloqueie aqueles que saltam na sua tela sem função alguma.

- Modere o brilho da tela
Diminua as taxas de brilho e luminosidade da tela do notebook, pois o display é a parte que mais consome energia do equipamento.

- Retire os periféricos inúteis
Drives ópticos removíveis, PC cards, dispositivos USB, bluetooth e Wi-fi são devoradores de energia. Por isso, desative esses periféricos quando não estiver trabalhando ligado na tomada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação