Tecnologia

Microsoft e Yahoo! anunciam parceria em buscas na Internet

postado em 29/07/2009 17:45

As empresas Yahoo! e Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (29/7) um acordo que irá melhorar o sistema de pesquisas na internet para usuários e também para anunciantes. A partir de agora a Microsoft irá aumentar os recursos de pesquisa do site Yahoo, enquanto que, por sua vez, a Yahoo! passará a ser uma força exclusiva de relacionamento mundial com os anunciantes, trabalhando para ambas as empresas.

Para os usuários da internet e para as companhias de propaganda, o acordo irá acelerar o ritmo e a amplitude das inovações ao combinar as forças e as plataformas de busca em um mercado competitivo. De acordo com a Microsoft, ;o sistema de busca irá trazer mais valor para os anunciantes, melhores resultados para os usuários e vai incrementar a eficiência e a inovação na internet;.

;O acordo vem trazer grande valor para a Yahoo, para nossos usuários e a para a indústria. Acredito que isso vai introduzir a empresa em um nova era de inovação e desenvolvimento da Internet;, explica Carol Bartz, diretora-executiva da Yahoo.

O executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer , afirmou que o acordo vai buscar competir com o serviço de busca do Google. ;Por meio deste acordo com o Yahoo, vamos inovar nas buscas, gerar melhores valores para anunciantes e dar ao consumidor chance de escolher em um mercado atualmente dominado por apenas uma companhia".

Com a parceria o Yahoo! calcula que pode aumentar EM US$ 500 milhões o volume de négocio anual e economizar cerca de US$ 200 milhões em custos. O acordo deve durar 10 anos e tem previsão de ser fechado pelas duas empresas em 2010.

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, fala sobre o acordo com o Yahoo! (em inglês)
No ano passado, a Microsoft tentou comprar o Yahoo, mas os US$ 47,5 bilhões oferecidos foram recusados pela empresa. Na época, executivos da Yahoo! enviaram uma carta a Microsoft dizendo que a proposta não está no melhor interesse da empresa e nem dos acionistas.

Já o Yahoo! também fracassou na tentativa de fechar um acordo com o Google na área de pesquisa por publicidade após ser barrado. por causa da resistência de agências reguladoras do governo dos EUA e de vários anunciantes. Na época, o Yahoo! disse estar desapontado com o Google por ele não ter escolhido defender o acordo na justiça.

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