Tecnologia

Confira a íntegra da entrevista de Carlos Saldanha, diretor de A Era do Gelo 3

postado em 31/07/2009 08:01
A tecnologia 3D digital é a nova aposta da indústria da animação. A Dreamworks já anunciou que todos os filmes a partir de 2009 serão com a nova tecnologia. A Disney também está no mesmo caminho. Os estúdios BlueSky vão seguir essa tendência? A Era do Gelo 3 é apenas o primeiro?

Carlos Saldanha ; A Era do Gelo 3 foi o nosso primeiro filme 3D. E estamos também na mesma linha dos outros estúdios de animação. Os nossos próximos filmes também serão 3D.

Qual o impacto da animação em 3D sobre o público, principalmente o infantil?

[SAIBAMAIS]Carlos Saldanha ; O processo de criação de um filme de animação não é muito influenciado pelo 3D. Procuramos fazer um bom filme, independente da tecnologia, mas o 3D nos dá oportunidade de criar cenas mais emocionantes, com movimentos de câmera e enquadramentos que proporcionam ao público uma sensação de proximidade com os personagens e envolvimento com as cenas. Apesar do 3D não ser uma ideia nova, a tecnologia de projeção avançou muito, não é mais aquela coisa dos óculos de papel verde e vermelho que dava dor de cabeça, agora os óculos são mais confortáveis e a projecão é digital, o que facilitou a aceitação do público, principalmente o infantil.

Hoje ainda é mais caro e demorado fazer uma animação com essa tecnologia. O que dificulta o processo?

Carlos Saldanha ; O processo não é muito complicado do ponto de vista técnico, mas requer uma precisão e um planejamento muito bem elaborado para criar de forma correta a sensação de perspectiva.O software que utilizamos para fazer os nossos filmes de animação já é uma simulação das cenas em 3D, o que facilita muito o processo de criação, mas tivemos que criar uma equipe de uns 30 profissionais responsáveis pela conversão das imagens e precisamos de pelo menos uns três meses a mais no cronograma para gerar as imagens, o que resulta em custo adicional ao projeto.

O seu próximo desenho, Rio, vai utilizar a tecnologia 3D digital?

Carlos Saldanha ; Sim, a nossa meta é que todos os nossos próximos projetos sejam também em 3D.

A tecnologia não padroniza as animações? Não dá um certo saudosismo dos tempos de aquarela, de desenhos feitos à mão?

Carlos Saldanha ; Acredito que não. A tecnologia é apenas uma ferramenta de criação, o sucesso do resultado final depende de uma boa história e de personagens marcantes, independentemente das técnicas de animação utilizadas, mas o público gosta de novidades e a tecnologia tem essa vantagem.

Uma crítica de quem foi à Era do Gelo 3 é de que os personagens não se aproximam tanto de quem está assistindo. Nos cinemas da Disney, por exemplo, o público até afasta a cabeça ou busca "pegar" algo com as mãos tal é a sensação de realidade. Por que há essa diferença de realismo?

Carlos Saldanha ; A escolha foi consciente, a minha proposta foi de criar uma experiência mais natural e não forcada, mas a Era do Gelo 3 foi o nosso primeiro filme em 3D e aprendemos muito com o processo. Para os nossos próximos filmes continuaremos a aprimorar e explorar novas formas de criar cenas e momentos que facam o melhor uso desta tecnologia, sem deixar de lado o nosso principio criativo básico de contar uma boa história. Afinal, a tecnologia continua sendo apenas uma ferramenta de criação e não a essência do projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação