postado em 06/08/2009 18:45
A China deve se tornar o maior campo de batalha entre a Apple e o Google. Com a entrada de ambas as empresas no mercado chinês e a rivalidade agora poderá ganhar outros níveis e beneficiar os clientes em todo o mundo.Em Mountain View, a estratégia é jogar pesado e entregar o maior número de smartphones baseados no Android. Parceiro da China Mobile, que segundo o Financial Times é a maior operadora de telefonia do mundo (por número de clientes), o Google quer, com o lançamento do OPhone ; produzido pela Lenovo Mobile ;, atrair o maior número possível de clientes.
A HTC também deverá fornecer modelos baseados no Android, enquanto a aquisição da On2 deverá beneficiar a experiência vivida pelos usuários.
A Apple prevê a entrada do iPhone no mercado chinês entre setembro ou outubro deste ano, quando a China Unicom deverá lançar a própria rede 3G no país. Entretanto, de acordo com análises do Citigroup, o mercado chinês poderá não ser tão fácil de explorar comercialmente.
Uma preocupação em Cupertino é não replicar a experiência vivida na Rússia, em que a demanda era alta, mas a média de ganho dos consumidores acabou se tornando um problema na hora de adquirir os aparelhos.