Tecnologia

Softex apresenta oportunidades no mercado japonês

postado em 17/08/2009 14:41
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) promove em Brásília, nesta terça-feira (18), o seminário ;Oportunidades para empresas brasileiras de software no mercado japonês: e-Gov;. ) encontro, organizado com o apoio do Sebrae/DF e da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), é gratuito e visa despertar o interesse de empresas brasileiras em transformar-se em fornecedoras de soluções para aquele país.

Ao longo dos próximos três anos, o Japão investirá cerca de 3 trilhões de ienes (o equivalente a cerca de US$ 29,8 bilhões) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a infra-estrutura do setor. Sob o comando do primeiro-ministro do país, Taro Arso, o órgão responsável foi recentemente transformado em gabinete especial estratégico de TI e elegeu quatro setores como prioritários para investimentos: e-Gov, Saúde, Educação e Recursos Humanos.

;O governo japonês planeja, por exemplo, lançar um portal eletrônico para que cidadãos e empresas possam acessar informações como condição fiscal, moradia e situação eleitoral. A economia obtida com a circulação de papel será revertida em infra-estrutura e criação de novos empregos;, explica Djalma Petit, diretor de Mercado da Softex e um dos palestrantes do seminário. Na área de saúde, acrescenta, está também prevista a implantação de um prontuário eletrônico que poderá ser acessado mesmo das áreas mais remotas.

O executivo fará a abertura do evento às 14h15 destacando o Projeto Brazil IT de apoio a exportações. Em seguida, Helio Ciffoni, consultor da Softex para o mercado japonês, detalhará as oportunidades para soluções de e-Gov brasileiras. Marcelo de Paoli, CEO da TechResult Soluções em Tecnologia e Gestão, encerra o evento com a apresentação do caso de sucesso de sua empresa no Japão.

;Temos desenvolvido, desde 2001, uma série de iniciativas em parceria com a Apex-Brasil, com a embaixada brasileira e com o The Japan External Trade Organization (Jetro) e nossa contínua presença no Japão tem contribuído para que o Brasil ganhe visibilidade como alternativa viável para o fornecimento de soluções e serviços de TI;, analisa Austregésilo Gonçalves, gerente de projetos da Softex.

O mercado japonês é bastante exigente e leva muito em consideração no processo decisório a comprovação da eficiência da solução oferecida através da apresentação de casos de sucesso. ;Nossas empresas têm experiência tanto no segmento de e-Gov como de Saúde e queremos que elas aproveitem essa janela de investimentos;, ressalta o diretor de mercado da Softex, lembrando que a entidade promoverá em novembro uma nova missão comercial ao Japão.

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro ; Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

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