postado em 24/08/2009 09:32
Líder imbatível na geração anterior de videogames com o PlayStation 2, a Sony vem amargando um terceiro lugar com a nova geração de seu famoso console, atrás do Wii, da Nintendo, e do Xbox 360, da Microsoft, no ranking dos aparelhos mais vendidos no mercado. Para mudar essa história, a fabricante japonesa resolveu seguir a mesma receita de sucesso lançada em 2004 - quando o PS2 ganhou um modelo mais enxuto e barato - e anunciou a chegada da versão Slim para o Playstation 3.
O novo modelo foi anunciado durante a Gamescon, uma feira de jogos eletrônicos que ocorreu em Colônia, na Alemanha, e confirmou os rumores (1) que pipocaram em blogs na internet nos últimos meses. O videogame chega com leitor de discos Blu-ray, disco rígido de 120GB e conexão HDMI, além das tradicionais conexões USB, Wi-Fi, Ethernet e bluetooth. No entanto, para dar um aspecto mais light ao volumoso aparelho, toda a arquitetura interna teve que ser redesenhada - desde as placas semicondutoras até os mecanismos de refrigeração. O resultado alcançado pelos engenheiros da marca agradou, com um modelo 33% menor e 36% mais leve do que o PS3 original. O visual também mudou. No lugar do corpo cheio de curvas, a novidade chega com linhas retas e ângulos acentuados. Já o aspecto brilhante da superfície dá lugar a uma textura mais opaca e discreta.
A nova versão, que também consumirá um terço a menos de energia que a original, está prevista para ser lançada em 1º de setembro nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. De acordo com informações da assessoria da empresa no Brasil, a Sony ainda não confirmou se irá comercializar o produto no país (2).
Era sobre o preço que girava a maior expectativa no mercado. Como o Playstation 3 sempre foi o console da nova geração comercializado com valor mais alto, era natural que a Sony se esforçasse para diminuir o custo de produção para tornar o novo modelo mais agressivo em meio aos concorrentes. Com isso, o novo videogame chega valendo US$ 299 - o que o aproxima dos preços cobrados pelos consoles Wii e Xbox 360, que variam de US$ 200 a US$ 249. "Com esse preço, nós estamos extremamente confiantes", declarou a uma agência de notícias o chefe-executivo da Sony Computer Entertainment dos Estados Unidos, Jack Tretton. "Agora acho que não existe nada mais que nos impeça de ser bem-sucedidos nas vendas. Sinto, realmente, que agora tudo está alinhado", declarou, já de olho nas vendas de Natal.
1- Vazou na rede
Dias antes da fabricante japonesa anunciar a chegada da versão Slim, alguns blogs já anunciava a chegada da novidade. Inclusive lojas onlines como Amazon.com, Kmart e Sear publicaram o início da pré-venda do console, informando o preço e as principais características do modelo.
2- PS3 no Brasil
O PS3 não é comercializado oficialmente no Brasil (só chega por importadoras), mas o gerente geral da Sony para a América Latina, Mark Stanley, em entrevista ao site IDG Now, confirmou que a fabricante está negociando com o governo uma redução de impostos para garantir a entrada do console com um preço competitivo no país.
Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense