postado em 03/09/2009 13:44
Guia Médico no Celular
Com menos de 500Kb, o aplicativo permite que o usuário acesse a lista de telefones e endereços de médicos, clínicas, hospitais e laboratórios cadastrados no convênio da Unimed ABC. Além de enviar alertas sobre prevenção e orientações sobre doenças recorrentes como diabetes e hipertensão, o Guia Médico no Celular possibilita o envio de torpedos com a confirmação de consultas e alerta sobre os cuidados prévios à realização de exames. O aplicativo pode ser baixado via WAP, internet ou Bluetooth pelo site www.unimedabc.com.br.
[SAIBAMAIS]Compras offline
Nos EUA, para quem ainda não tem internet no celular, a loja virtual da Amazon oferece um serviço de compra e checagem de preços que pode ser feito por meio de envio de mensagens. O sistema funciona da seguinte maneira: o usuário envia o nome de um produto para os números correspondentes à palavra "amazon", que são 262966. A loja virtual retorna com uma mensagem incluindo uma lista de produtos e preços relacionados ao pedido. Para comprar, basta enviar outra mensagem com o número discriminado pelo produto. Em seguida, a Amazon liga para o telefone que enviou o pedido e pede o e-mail do consumidor. O serviço é suportado apenas pelas operadoras AT, Alltel, Boost, Midwest Wireless, Nextel, Sprint PCS, T-Mobile, Verizon e Virgin.
Cartão de crédito
Independentemente de qual seja a operadora ou modelo do celular, quem tem cartão Visa e conta no Banco do Brasil pode fazer compras usando apenas o telefone móvel. Para utilizar o serviço, o portador do cartão Ourocard Visa deve se cadastrar no portal www.bb.com.br. Quando for comprar em estabelecimento comercial afiliado ao Visa Mobile Pay, o cliente solicita o pagamento pelo celular, informando o número do aparelho e o nome do banco emissor. Assim que o pagamento é processado pela Visa e pelo Banco do Brasil, o portador recebe uma mensagem de texto no celular (SMS), que deverá ser respondido confirmando o valor da compra.
Personal Trainer
Para utilizar o Treinador Centauro, o usuário preenche um questionário sobre sua idade, peso, altura e hábitos diários (se fuma, pratica esportes, etc). Feito isso, o aplicativo sugere um treino e, à medida que o atleta for evoluindo, as sugestões de atividades vão se intensificado até o ponto em que o indivíduo seja capaz de correr 10km no modo avançado. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site www.centauro.com.br/treinador e transferido para o celular por meio de um cabo USB. Também é possível obter o programa pelo wapsite m.centauro.com.br/treinador, pelo QR code presente nos anúncios da Centauro e pelo sistema bluetooth, que permite receber a ferramenta em eventos esportivos.
Lojas de aplicativos
Além dos jogos e músicas para baixar, há aplicativos que podem ser muito úteis dependendo do perfil do usuário. Antes de fazer o download de uma aplicação, no entanto, é preciso estar atento ao sistema operacional do celular, que deve ser compatível com o do programa a ser baixado. Alguns sites para comprar aplicativos ou baixá-los gratuitamente são a loja virtual da Nokia (www.store.ovi.com) e da Apple (www.apple.com/br). Em breve, a Microsoft irá disponibilizar aplicativos para aparelhos equipados com o Windows Mobile 6.5. O Windows Marketplace for Mobile deve entrar em funcionamento ao longo do segundo semestre deste ano.