Tecnologia

Steve Jobs está de volta

Steve Jobs, fundador e guru da Apple, reaparece em público depois de seis meses longe dos holofotes e apresenta novidades na linha de tocadores de música digitais iPod

postado em 11/09/2009 08:00
São Francisco ; Um Steve Jobs mais magro, com fala mansa, mas com o mesmo carisma (e o traje de sempre ; calça jeans, tênis branco e blusa preta) que o fez ser elevado ao status de guru da empresa que ele co-fundou, reapareceu em público no evento It`s only rock and roll but we like it (slogan inspirado num clássico dos Rolling Stones), realizado em San Francisco, Califórnia, para mostrar que ainda dá as cartas na Apple. Depois de seis meses afastado (1) das atividades da empresa, o diretor-executivo voltou a chamar as atenções do mercado e da imprensa ao anunciar novas versões de modelos da famosa linha de tocadores digitais iPod(2), além de novidades no serviço de vendas de música online pela iTunes Store.

Ao subir ao palco, Jobs foi ovacionado pelos convidados (com direito a algumas personalidades ilustres do setor de TI, como o CEO do Google, Eric Schmidt) que se amontoaram para ver o regresso do criador de uma das companhias mais cultuadas do mundo. ;Como sabem, há cerca de cinco meses eu passei por um transplante de fígado. Então, agora vivo com o fígado de um rapaz de 20 anos que morreu num acidente de carro. Eu não estaria aqui sem esse tipo de generosidade. Então espero que todos nós também possamos ser generosos o suficiente para nos tornarmos doadores de órgãos;, declarou, arrancando aplausos entusiasmados.

Depois de agradecer o apoio recebido durante o afastamento, Jobs apresentou as novidades na popular linha de música portátil da empresa. A principal delas diz respeito a dois recursos muito esperados pelos consumidores: câmera digital e rádio FM. Não são todos os modelos a receber a melhoria. Inicialmente, apenas o iPod Nano terá as novidades.

;Você pode assistir ao vídeo no Nano ou sincronizá-lo em seu computador, direto para o iPhoto (programa gerenciador de fotos do Mac). E, com um clique, pode enviá-lo para o YouTube;, destacou Steve Jobs. Além disso, o Nano chega com pedômetro, uma ferramenta ideal para corredores de rua, que permite calcular a distância percorrida e as calorias gastas durante exercícios.

;Ainda é possível pausar o que está ouvindo na rádio com a função ;Pausa ao vivo;, que permite que o usuário volte a ouvir a rádio de onde parou (gravação máxima de 15 minutos);, explica o engenheiro de sistemas da Apple Brasil Fábio Ribeiro. A tela, de 2,2 polegadas, é um pouco maior que a do modelo anterior. Nos Estados Unidos, o aparelho de 8GB custará US$ 149 e o de 16GB, US$ 179.

; Aposta em games

Além do Nano, o iPod Touch também recebeu uma atenção especial de Jobs e sua equipe durante a apresentação em San Francisco. Isso porque, a cada dia, o modelo confirma a vocação multimídia e ganha mais cara de videogame portátil. É certo que ele ainda está longe de ser comparado ao Playstation portátil ou ao Nintendo DS, mas o iPod vem ganhando terreno nos jogos casuais (grande parte por conta da sua jogabilidade na tela multitouch) e, aos poucos, abre caminho para títulos mais elaborados.

Tanto é que, durante a apresentação, executivos de respeitáveis estúdios de jogos, como a Ubisoft e a Electronic Arts, subiram no palco para anunciar os modelos dos games Assassin`s Creed e Madden NFL 2010, previstos para chegar ainda este ano ao preço de US$ 10. De acordo com a Apple, existem 21 mil títulos disponíveis para o Touch na iTunes Store ; bem mais do que as 3.680 opções do DS e as 607 do PSP.

Para que os donos do aparelhinho possam baixar os jogos à vontade, sem medo de lotar o disco rígido, a fabricante também aumentou a capacidade do modelo para 64GB (US$ 399), além de manter as versões de 32GB (US$ 299) e 8GB (US$ 199). ;Esses dois modelos (32GB e 64GB), além disso, são 50% mais rápidos e contam com suporte à tecnologia OpenES 2.0 para aplicativos que demandam gráficos 3D avançados;, completa Ribeiro.

Já o iPod Classic continua custando US$ 249, mas a capacidade passou de 120GB para 160GB. O iPod Shuffle ganhou novas cores. O modelo de 2GB sai por US$ 59 e o de 4GB por US$ 79. Ainda não há expectativa de preço ou de data para a chegada ao Brasil dos novos aparelhos.

1 - Saúde debilitada
No meio do ano passado, a aparência fraca e a saúde cada vez mais debilitada de Steve Jobs geraram diversos rumores na imprensa especializada. O maior deles, de que o câncer no pâncreas contra o qual o chefe da Apple havia lutado e se curado em 2005 havia voltado. Jobs, então, encaminhou uma carta ao público dizendo que precisava de um tempo, indeterminado, para tratar de questões de saúde que eram mais complexas do que ele imaginara inicialmente. Até a confirmação do próprio Jobs, em San Francisco, a empresa insistia em manter sob segredo o distanciamento de seu mentor.

2 - Setor dominado
Pouco antes do anúncio dos novos iPods, durante o evento, o vice-presidente de marketing da Apple, Phill Schiller, declarou que até hoje já foram vendidos 225 milhões de iPods ao redor do mundo. ;Um dos maiores sucessos na história;, opinou. Segundo ele, o produto tem 73,8% de participação no mercado norte-americano, seguido pelo produto da Sandisk, com 7,2%, e pelo da Microsoft, com 1,1%.

; iTunes 9 quer ;ressuscitar; LP

A loja de música digital da Apple, iTunes, foi uma das principais responsáveis por popularizar o serviço de compra de canções online na rede. A ideia de vender ;pílulas; de uma banda ou de um(a) cantor(a), possibilitando que o fã comprasse, em vez do disco inteiro, apenas a música que quisesse escutar a um preço atraente (US$ 0,99) fez com que milhares de usuários ingressassem nesse novo tipo de venda de temas. Pois agora, com o iTunes 9, além de baixar as faixas separadamente, as pessoas podem comprar o álbum inteiro do artista, com direito a todo o ;pacote; que encontramos nas lojas físicas especializadas. ;Alguns aqui são velhos o bastante para ter comprado LPs;, brincou Jobs com a plateia. ;Era fabuloso. Não apenas tinha as músicas, como também belas fotos e letras;, disse.

;O iTunes 9 é uma grande evolução do serviço, com recursos inovadores que garantem uma experiência ainda mais rica para o usuário;, completou. ;O iTunes LP, por exemplo, permite que um artista compartilhe sua criatividade com os fãs e possibilita que os amantes da música se sintam inteiramente imersos no álbum, com direito a arte, letras, anotações de rodapé, fotos e vídeos;, exemplificou. Em outras palavras, tudo o que o fã podia ter quando comprava um disco na loja, agora ele pode levar para dentro do iPod.

[SAIBAMAIS]A empresa está tratando o serviço como a verdadeira evolução dos álbuns de música, uma vez que o mercado discográfico vem registrando seguidas quedas no volume de comercialização de discos distribuídos no formato de mídia que conhecemos atualmente, o CD. Não por acaso, o projeto foi desenvolvido pela Apple em parceria com as gravadoras EMI, Sony, Warner e Universal.

Para o lançamento, o iTunes LP traz alguns álbuns de artistas renomados, como Bob Dylan (Highway 61 Revisited), Norah Jones (Come Away With Me), The Grateful Dead/;s (American Beauty) e Dave Matthews Bands (Big Whiskey and the GrooGrux King).

Mais informação
Outro novo recurso do iTunes é o Extras, que fornece maior riqueza de informações para quem quiser baixar filmes na loja da Apple, como cenas deletadas, entrevistas e galerias interativas. Entre os filmes que estão sendo disponibilizados e já oferecem esses adendos estão títulos blockbusters como Batman begins, Homem de ferro e O código da Vinci.

O gerenciador de arquivos multimídia utilizado pela empresa também deu um incremento sutil no Genius, o sistema que permite, a partir de uma música, selecionar uma sequência de temas que tenham o mesmo ritmo da faixa escolhida. O chamado Genius Mixes foi desenvolvido utilizando mais de 27 milhões de bibliotecas com 54 bilhões de temas que foram submetidos à análise do programa ; tudo para deixá-lo ainda mais refinado.

No iTunes 9, a sincronização também ficou mais inteligente, podendo ser feita entre músicas, playlists, artistas ou gêneros específicos. Além disso, todas os temas e filmes comprados no iTunes poderão ser compartilhados por até cinco computadores. Vale lembrar que a iTunes Store ainda não funciona no Brasil.


; Linha do tempo

Considerada um dos lançamentos mais arriscados da Apple ; chegou ao mercado logo após os atentados de 11 de setembro ;, a linha iPod se revelou uma das melhores apostas da marca

2001
A primeira geração de iPod tinha 5GB e 10GB de capacidade de armazenamento e trazia o slogan 1000 músicas no seu bolso. No entanto, o aparelho era compatível apenas com Macs

2002
A segunda geração chegou com versões para Mac e Windows e a capacidade de armazenamento saltou para até 20GB. Também ganhou um scroll wheel sensível ao toque, mecânico

2003
A terceira geração trouxe, pela primeira vez, uma porta USB para se conectar com o computador ; antes isso era feito apenas com conexões FireWire (mesmo em PCs). As capacidades vão até 40GB

2004
A quarta geração agregou displays coloridos, com a funcionalidade photo viewer, que permite visualizar fotos armazenadas. Surgem os Mini

2005
Disponível nas versões de 30GB e 60GB, a quinta geração é mais fina e possibilita reproduzir vídeos. Também são lançadas as versões Shuffle e Nano

2006
O iPod Shuffle chega à segunda geração com dimensões reduzidas e design de clip, além de uma variedade de cores. Já o modelo Nano ganha corpo de alumínio anodizado

2007
A terceira geração do Nano fica mais achatada, com tela de 2 polegadas, e passa a contar com suporte para vídeos. Surge também o modelo Touch, baseado no iPhone

2008
A quarta geração do Nano é maior e tem design curvo. Já a sétima geração da família Classic recebe o recurso Genius (que cria listas com as músicas que mais se assemelham)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação