Tecnologia

Redes de relacionamento temáticas fazem sucesso na internet e atraem cada vez mais usuários

postado em 15/09/2009 08:15
Três milhões de dólares é o patrimônio exigido para que uma pessoa consiga fazer parte da Affluence.org, uma entre as várias redes sociais temáticas espalhadas pela internet. Estes espaços oferecem aos internautas a oportunidade de discutir temas específicos, como futebol, riqueza, beleza, saúde, questões raciais e sociais. Outro exemplo é a maisde50.com, com 125 mil usuários, que se dedicam à discussão de assuntos de interesse dessa faixa etária.

;Nossa intenção é criar ferramentas para que as pessoas com mais de 50 anos possam interagir e aumentar o número de amigos;, afirma a idealizadora da rede, Maria da Luz Miranda. A empresária alerta que o site é feito para que os internautas não corram o risco de terem a privacidade invadida. ;O perfil que o usuário mantém não permite muita exposição. Disponibilizamos somente informações básicas;, comenta Miranda.

Ela conta que atualmente existem 2,5 milhões de internautas com mais de 50 anos. ;Os usuários perceberam que há muitas pessoas da sua idade se divertindo na rede;, comenta. Um desses casos é a aposentada Maria do Carmo Tenório, 50 anos, que há seis meses faz parte da comunidade. ;Descobri pela imprensa e ingressei porque gosto de conhecer pessoas e, além disso, os temas discutidos são de interesse para o pessoal dessa faixa etária;, conta Tenório.

A publicitária Luciana Bittencourt assume ser aficionada por redes sociais. Recentemente, ela entrou com um pedido no site Beautifulpeople.com ; que promete só aceitar pessoas belas. ;O que chamou a minha atenção foi a criação de uma rede social apenas para pessoas bonitas. A atmosfera é de estrela de cinema com muito glamour;, exalta.

O que é uma rede social?
É o nome dado aos sites que permitem aos internautas interagirem com outras pessoas ao redor do mundo, por meio do computador. Nesses sistemas, o usuário cria um perfil, inscreve-se em comunidades e posta fotos e textos. No Brasil, as redes de maior sucesso são o Orkut (www.orkut.com) e o Facebook (www.facebook.com).

Sucesso
As redes sociais realmente fazem sucesso no mundo virtual. Segundo dados do Nielsen Online, os sites de relacionamento são acessados por 67% dos internautas, superando serviços populares como, os e-mails. ;Esse tipo de site tem se tornado uma parte fundamental da experiência online mundial; afirma John Burbank, executivo-chefe da Nielsen Online. ;As redes de relacionamento não estão apenas crescendo rapidamente, mas também evoluindo em abrangência de audiência e adquirindo novas funções;, diz Alex Burmaster, autor do estudo.

Luciana Ruffa, psicóloga do grupo de estudos de psicologia e internet da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entende que as redes sociais temáticas fazem sucesso porque as pessoas gostam de participar de grupos seletos, que só tenham VIPs (pessoas muito importantes, em inglês). ;Os usuários têm a impressão de que fazem parte de uma comunidade de pessoas especiais e por isso se sentem assim;, explica Ruffa.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA) mostra que as pessoas procuram por outras que compartilhem dos mesmos gostos. Por exemplo: indivíduos interessados em discutir questões econômicas vão buscar fóruns sobre o assunto na rede. A psicóloga da PUC-SP concorda com os estudiosos norte-americanos. ;O usuário busca vínculos com outros internautas que tenham os mesmo interesses;, informa.

Maria da Luz Miranda, responsável pelo maisde50.com, diz que a ideia de criar uma rede de relacionamento surgiu a partir de pedidos do público que frequentava o portal de mesmo nome. ;A gente percebeu que tinha uma demanda grande dos usuários e, depois de pensarmos na melhor forma, resolvemos criar a ferramenta;, comenta.

; Escolha a sua

Com espaço para as mais variadas discussões, as redes sociais temáticas já são utilizadas por celebridades, milionários, crianças, torcedores e por aí vai

Clique na imagem para ampliarAs redes sociais temáticas abrem espaço para todas as tribos. Os grupos mais variados podem se encontrar na web e discutir assuntos de seu interesse. Ricos e famosos, como o jogador de golfe Tiger Woods, já aderiram à nova mania. O esportista mais bem pago do planeta faz parte da rede social aSmallWorld, que só recebe celebridades e milionários.

O futebol também tem espaço no mundo virtual. O site Footbo dedica-se a discussões sobre times e jogadores do mundo inteiro.

Também há espaço para as crianças. Pensando na meninada, a rede social Migux (www.migux.com) oferece um espaço para elas interagirem e brincarem com games educativos. A Migux tem regras para proteger a criançada e dar tranquilidade aos pais. Na rede, palavrões e ofensas não são permitidos. ;A preocupação com a segurança e a menor exposição possível do usuário faz do Migux um produto singular;, explica o manual disponibilizado para os responsáveis.

Letras grandes
Na rede social Maisde50, a preocupação foi com o design do site. A responsável pela página, Maria da Luz Miranda, comenta que o sítio foi desenhado para facilitar a navegação dos usuários, com letras grandes nos textos. ;Como o pessoal nessa faixa etária não é muito familiarizado com a internet, fizemos algumas alterações para que eles se sintam em casa;, argumenta.

E há um ambiente especial também para os apaixonados por moda. As mulheres representam 96% do público da byMK, rede que teve início há um ano, quando os criadores Flávio Pripas e Renato Steinberg decidiram unir seus conhecimentos tecnológicos ao gosto de suas esposas, Marcela e Karen (daí o MK do nome). O espaço de relacionamento já conta hoje com mais de 22 mil usuários, sendo feitos, em média, 250 novos cadastros por dia.

Ali, os usuários podem montar looks com peças de roupa ; disponibilizadas online por marcas que passaram a usar o site como meio de publicidade ; e colocar a combinação para análise dos amigos, além de compartilhar conteúdos próprios. ;Quem participa do byMK é o público-alvo da loja. Então, a rede social acaba sendo uma mídia muito interessante para que a empresa faça sua campanha;, conta Pripas. O site já faz integração de seu conteúdo ao Orkut e ao Twitter, com projeto para aderir, em breve, também ao Facebook.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação