Tecnologia

Nokia traz ao Brasil o N97, smartphone que combina as facilidades do teclado Qwerty deslizante a uma tela sensível ao toque

postado em 15/09/2009 09:27

São Paulo ; Modelo que leva adiante os conceitos da série N, o Nokia N97 chega ao mercado brasileiro como o smartphone mais completo da atualidade, que já vendeu 2 milhões de unidades em todo o mundo desde que teve sua comercialização iniciada, há três meses. Lançando no Brasil na semana passada, ele é o primeiro da fabricante finlandesa a fazer uma aposta dupla, combinando os recursos de um teclado Qwerty deslizante e uma tela sensível ao toque. Isso pode ser uma vantagem contra concorrentes topo de linha como o iPhone, da Apple, e alguns mdelos que usam o Android, sistema do Google. Mas os apelos do N97 vão mais longe.

Além da lista de recursos obrigatórios para celulares dessa categoria ; Wi-Fi, 3G, Bluetooth e GPS, o N97 traz 32GB de memória interna (expansíveis até 48GB), e uma câmera de 5.4 MP de qualidade superior à da maioria dos concorrentes diretos.

Touchscreen, o N97 traz tela resistiva, e não capacitiva, como o seu principal concorrente, o iPhone. A escolha, segundo a Nokia, deve-se ao fato dele também oferecer a opção de usar a caneta tipo stylus que o acompanha. Robusto, ele não é tão fino quanto o iPhone, mas cabe no bolso sem parecer um trambolho. Pesa 150g. O acabamento do celular é impecável. As peças que fazem a tela deslizar para exibir o teclado Qwerty, o que deixa o N97 com a cara de um netbook, são fortes e não incomodam durante o movimento.

O diferencial do Nokia N97 começa pela tela inicial: é possível personalizá-la com o melhor da web e de widgets,syup>(1).

Diversos serviços mantidos pela Nokia estão presentes no N97 ; outros podem ser instalados, de acordo com o perfil do usuário. Entre os serviços da própria Nokia, o destaque fica com o Mapas. O N97 vem com uma licença de navegação orientada por voz para o Brasil de três meses. O aparelho, que traz uma bússola digital integrada, tem acesso a mapas de mais de 200 países e 15 milhões de pontos de interesse em todo o mundo.

Comes With Music

A música tem forte destaque no N97. Ele será comercializado com uma licença do Comes With Music, a loja online da Nokia que permite o download ilimitado e gratuito, por um ano, de um catálogo de mais de 5 milhões de músicas, incluindo todas as grandes gravadoras globais, além de selos locais e independentes. Apenas países selecionados receberam o Comes With Music integrado ao aparelho, sendo o Brasil um deles.

Outros recursos de multimídia também são top de linha no N97. Começando pela câmera digital do aparelho, fabricada pela Carl Zeiss. Com 5.4 megapixels e duplo flash e autofoco, faz fotos fantásticas, mesmo em situações adversas e ambientes pouco iluminados. Dispõe de compartilhamento de imagens e sistema de visualização de galerias de fotos. A câmera também se transforma em videocâmera, cuja qualidade de gravação máxima é de 640 x 352 pixels, com um frame rate mais do que suficiente.

A tela do N97 também é perfeita para navegar pela internet. O celular exibe animações em flash, faz streaming de vídeos e acessa a web como em um computador. O navegador gerencia favoritos, histórico de páginas visitadas e oferece opção de copiar e colar conteúdos. Fotos podem ser enviadas diretamente pelo telefone para sites de compartilhamento como Ovi Share ou Flickr, da mesma maneira que posts podem ser criados em blogs a partir do telefone. Os comandos podem ser acionados diretamente pressionando a tela ou pelo teclado físico.

Para proteger o usuário, o Nokia N97 oferece uma função de bloqueio remoto do aparelho que é muito útil. Caso o telefone seja roubado ou perdido, é possível bloquear o acesso a suas funções com o envio de uma mensagem SMS ao número do celular.

O N97 já está à venda pelo preço sugerido de R$ 2.399 (valor sem subsídio) na loja online da fabicante. Ele deve ser comercializado por todas as operadoras de celulares do país até outubro.

1 - Widget
Termo utilizado em inglês para designar componentes de interface gráfica, designa um miniaplicativo que serve para ajudar, informar e divertir, agindo como um atalho para as funções preferenciais dos usuários. No Nokia N97, os widgets ; que incluem redes sociais, como Facebook, informações sobre previsão do tempo e últimas notícias ; podem ficar na tela inicial do aparelho e ser personalizados com dados locais.

O repórter viajou a convite da Nokia



Saiba mais
Telas resistivas e capacitivas


São compostas por várias camadas de materiais como o cristal líquido, e, entre elas, há duas condutoras de eletricidade. Conforme se pressiona a tela, esses materiais fazem contato, e, por meio do conceito de divisor de tensão, pode-se saber a sua posição em coordenadas X-Y. Telas mais recentes também conseguem sentir a intensidade do toque e, assim, saber se o objeto que a está tocando é uma Stylus ou um dedo. Uma tela resistiva oferece entre 75% e 85% de precisão e sempre necessita ser calibrada, por causa do desgaste do material. Já as telas capacitivas funcionam de uma maneira diferente: o material (normalmente um óxido fraco) é alimentado com uma pequena tensão, de modo a acumular energia.

O nosso corpo também é um capacitor, e, quando em contato com a superfície, retira alguns elétrons da mesma (ou doa), assim sendo detectada a posição do toque. Como a mesma trabalha com troca de elétrons, canetas stylus normais não funcionam, somente os dedos ou canetas especiais (em contraste com a resistiva, onde qualquer objeto é capaz de fazer as duas camadas condutoras se tocarem). A precisão desse tipo de tela, que apareceu com o iPhone, é de praticamente 100%.

Fonte: Engenharia & Gadget Blog

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação