Tecnologia

Motorola apresenta celular que incorpora a plataforma móvel do Google

Modelo Dext é a aposta da norte-americana para voltar a ganhar espaço no mercado

postado em 18/09/2009 07:55

Modelo Dext é a aposta da norte-americana para voltar a ganhar espaço no mercadoSão Francisco (EUA) ; Ao ver uma jovem mexendo concentrada no celular, Rick Osterloh, diretor de comunicações para mercados emergentes da Motorola, se aproxima e puxa conversa. Falam rapidamente sobre o modelo e ele escuta a moça explicar alguns dos recursos oferecidos pelo telefone. ;É, bem legal. Você consegue acessar o Facebook por ele?;, pergunta, apontando para o iPhone que ela segura nas mãos. Com a resposta positiva, Osterloh propõe, então, que ambos acessem a rede social por seus respectivos telefones para adicionar um ao outro em suas listas de contatos. Um, dois, três segundos depois de começarem o processo ele emenda. ;Pronto, acabei!”, diz, se virando para a garota que ainda se preparava para começar a se conectar.

Com o Dext(1), tudo é assim mesmo. Muito rápido e sem enrolação. E é justamente em cima dessa facilidade de uso que a Motorola aposta suas fichas para voltar a ganhar espaço no mercado de telefonia (2)celular. Além do conhecido design da marca ; que dessa vez privilegia um estilo clean, com tela sensível ao toque e um teclado deslizando Qwerty, que facilita a digitação de mensagens ;, o modelo traz em seu DNA o badalado sistema operacional móvel Android. Desenvolvido pelo Google, a plataforma foi concebida visando atender as necessidades inerentes ao surgimento de uma nova geração que, cada vez mais, vê a necessidade de estar conectada ; à internet e à rede de amigos online.

O Android segue os preceitos sempre defendidos pelo buscador de simplificar o complexo e encurtar o caminho de tarefas longas. Por isso, o sistema foi criado exatamente para tornar a experiência de navegar na internet móvel a mais parecida possível com a que temos quando estamos diante do computador. E o que as pessoas mais fazem quando estão na web? ;Cerca de 70% do tráfego diz respeito ao tempo que as pessoas gastam nas redes sociais. É isso que elas fazem quando estão conectadas e é isso que elas desejam fazer quando navegam pelo celular;, conta o chefe-executivo para dispositivos móveis da Motorola, Sanjay Jha.

Por isso, sem dúvida, o ponto mais forte do aparelho é a plataforma serviços associados a ele, o Motoblur ; insígnia que vai acolher os demais modelos que utilizarem o Android e que serão comercializados a partir de agora pela companhia ;, que integra toda a vida digital do usuário para dentro do Dext. Desse modo, as principais redes sociais da web, como Facebook, Twitter e MySpace, são apresentadas como widgets na tela principal do aparelho, que dá acesso a uma infinidade de aplicações como e-mails, GPS, cotações da bolsa de valores, etc., além de todas as ferramentas disponíveis pelo Google (Gmail, Talk, Maps, calendário, etc.).

Agenda integrada
Os contatos do cliente também estão integrados numa única agenda. Ao receber um telefonema, por exemplo, pode-se checar o perfil da pessoa no Facebook. ;O que importa é a mensagem, não o modo como ela chega;, opina Sanjay, explicando que ao receber uma mensagem, o cliente poderá respondê-la, seja em forma de SMS, posts, twitts ou e-mails. Já em caso de perda ou roubo do aparelho, é possível recuperar todos os dados que ficam armazenados no Motoblur.

;A maneira como nos comunicamos com nossos amigos e familiares mudou drasticamente nos últimos três anos. O Motoblur indica para onde o futuro das telecomunicações está indo. Ele conecta o usuários com suas necessidades na rede de uma maneira muito fácil. E isso só é possível por conta da plataforma Android, que faz com que inúmeras possibilidades da internet se concretizem mais facilmente ao serem acessadas pelo celulares;, aponta. O upload de fotos tiradas com o celular para as redes sociais também é feito de maneira muito mais fácil. ;Quando fazemos a imagem, ele já identifica o lugar onde ela foi tirada e o arquivo é armazenado com geotags (localização);, explica o diretor de criação do time de design da empresa Luiz Andrade.

Por ter um estilo descontraído, uma boa câmera e todo esse foco sobre comunidades online, o Dext é prontamente associado ao público jovem. No entanto, Sanjay Jha lembra que o modelo não se restringe a um único alvo. ;As redes sociais não são apenas uma coisa de adolescentes. Pessoas acima de 30 anos se conectam bastante para acessar e-mails e outras informações da web;, opina o executivo, lembrando que no último ano houve um aumento de 107% no número de pessoas que começaram a usufruir de conexões móveis.

Apesar de ter fechado acordo na América Latina com a America Movil (o que coloca a Claro como a primeira operadora já confirmada a comercializar o produto no Brasil), a Motorola afirmou que ainda está em negociação com outros parceiros para iniciar as vendas no país, prevista para acontecer antes do Natal. A empresa não anunciou o preço previsto.

Móvel e mutante
Criado pelo Google, o sistema operacional Android é uma plataforma de código aberta idealizada para ser livre e acessível a qualquer programador. Isso significa que, ao contrário de plataformas como o Symbiam (Nokia), Windows Mobile, iPhone OS, entre outros, ele pode ser abastecido com aplicativos criados por uma comunidade enorme de desenvolvedores que se aventuram a disponibilizar na internet, desde programas de entretenimento até aplicativos bem interessantes para uso no trabalho, em casa ou na educação.

O diretor sênior para Plataformas Móveis do Google, Andy Rubin, declarou durante o evento Google I/O para desenvolvedores que até o fim do ano haverá no mercado pelo menos 18 modelos de celulares baseados no Android ; podendo chegar até a 20. ;Com uma interface amigável, acho que os smartphones são o futuro da computação (consumo doméstico). E com os custos caindo cada vez mais, isso é algo inevitável;, diz Rubin.

Se esses celulares realmente se popularizarem, como prevê o Google, a plataforma Android pode se tornar uma verdadeira rival para o iPhone da Apple, uma vez que a empresa de Steve Jobs tem sido criticada pelo modelo fechado de políticas para aprovação de aplicativos de terceiros. Já o Google tenta ao máximo atrair desenvolvedores de aplicativos para o seu sistema operacional móvel, o que pode despertar o interesse de muitos consumidores.

1 - Nomes diferentes
Quem quiser acessar os sites do exterior para saber um pouco mais sobre o Dext pode demorar um pouco até encontrar alguma informação sobre o novo celular da Motorola. Isso porque, ao contrário do Brasil, lá fora o modelo foi batizado de Cliq. O nome foi uma sugestão da operadora T-Mobile, parceira exclusiva no mercado norte-americano. ;Eles fizeram uma série de pesquisas e optaram por batizá-lo assim;, conta Sanjey Jha. Certo, mas por que será que a operadora resolveu dar esse nome ao produto se ele é totalmente sensível ao toque e não tem botão algum para clicar? ;Boa pergunta;, concorda Jha.

2 - Perda de espaço
Nos últimos anos, a Motorola vem perdendo espaço no mercado de telefonia móvel. Se na década de 1990 a norte-americana brigava com unhas e dentes com a Nokia para ser a maior companhia do setor, hoje ela se vê num preocupante terceiro lugar, atrás da marca finlandesa (que tem 38,6% do mercado, de acordo com a ABI Research) e da sul-coreana Samsung (16,2%) ; e empatada com a LG (8,3%). ;Tomamos algumas decisões erradas, mas agora estamos confiantes em nosso portfólio;, afirma Sanjey Jha.

; O que ele faz?

Mídias sociais
Uma aplicação reúne, numa única tela, toda a vida social online do usuário, permitindo que ele veja, em tempo real, as atualizações feitas por seus amigos (updates de fotos, scraps, etc.) em todas as comunidades nas quais ele tem uma conta

Contatos
Quando o usuário quiser deixar uma mensagem no Facebook (ou em alguma outra rede social qualquer) de alguém, basta ele ir até a lista de contatos e selecionar o amigo em questão. Lá, além das tradicionais informações (telefone, endereço, e-mail), estão armazenadas as contas de cada contato

Widgets
A tela do Dext funciona com widgets ; pequenos ícones que dão acesso a uma infinidade de ferramentas. Totalmente personalizável, a interface pode receber widgets relativos a cotações da bolsa, trânsito, temperatura e tudo mais que a comunidade de desenvolvedores conseguir criar

Integração
Por se tratar de uma plataforma criada pelo Google, nada mais natural que o Android integrasse todas as ferramentas e serviços disponíveis pela companhia. Gmail, Talk, Maps, YouTube, calendário: tudo está disponível, de forma muito fácil, no celular

Recursos
Por primar pela conectividade, o Dext chega compatível com redes 3G e conexões wi-fi. Ele também conta com uma câmera fotográfica de 5MP (é possível fazer upload das fotos para redes sociais com poucos cliques), GPS e conector 3,5mm

; Outros Androids entre nós
Modelo Dext é a aposta da norte-americana para voltar a ganhar espaço no mercado
HTC
A HTC foi a primeira fabricante a trazer um modelo com Android. O G1 chegou no fim do ano passado nos EUA por US$ 179 ; mais barato que o iPhone (US$ 199). Meses depois, a companhia lançou o Magic, uma versão para a Europa
Modelo Dext é a aposta da norte-americana para voltar a ganhar espaço no mercado
Huawei
Com uma tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, o smartphone U8230 da chinesa Huawei usa o navegador Chrome com suporte para uma série de aplicações do Google, como Maps, pesquisa e Talk, que podem ser acessadas a partir do menu, que conta com uma interface gráfica em 3D
Modelo Dext é a aposta da norte-americana para voltar a ganhar espaço no mercado
LG
A LG lançou, nesta semana, o modelo GW620, um smartphone com tela sensível ao toque de 3 polegadas e teclado Qwerty slide-out (aquele que desliza por baixo do aparelho). O aparelho deve chegar a alguns mercados da Europa ainda neste ano

O repórter viajou a convite da Motorola

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação