Tecnologia

Portátil Zune HD, da Microsoft, chega ao mercado mais barato que o concorrente iPod e conta, pela primeira vez, com tela sensível ao toque

Ponto forte do modelo fica por conta da exibição de vídeos em alta resolução

postado em 23/09/2009 12:38
Exatamente uma semana depois de a Apple apresentar mudanças na sua popular linha de tocadores de música digital iPod(1), a Microsoft contra-ataca, ao anunciar a chegada da nova versão de seu multimídia portátil, o Zune. Agora com suporte a vídeos em alta definição, o modelo, que já está à venda nos Estados Unidos, é mais barato que o principal concorrente e traz recursos que não existem no popular aparelho da marca da maçã.

Zune HD: mais fino, um pouquinho mais barato e com direito a vídeos em alta resoluçãoO primeiro Zune foi lançado originalmente no mercado no fim de 2006, cinco anos depois de seu concorrente direto começar a dominar o setor de música portátil ; atualmente, o iPod é dono de mais de 70% do segmento. Agora, a nova versão do aparelho da Microsoft chega mais refinada, com mudanças no design e trazendo alguns mimos ainda não vistos por aí. O primeiro e mais atrativo de todos é a possibilidade de reproduzir vídeos com uma qualidade superior aos dos principais adversários. Com uma tela oled (display superior baseado na tecnologia de diodo orgânico emissor de luz) de 480 x 272 pixels de resolução, ele consegue utilizar toda a área disponível do aparelho para reproduzir filmes no formato widescreen.

Além disso, ainda traz um grande trunfo: a possibilidade de se conectar via HDMI. Assim, o aparelho pode ser ligado em uma televisão (que tenha uma entrada compatível) e retransmitir o conteúdo armazenado em seu disco rígido em qualquer lugar, garantindo suporte para vídeos com até 720 linhas de resolução (ainda menor que os formatos considerados HD, mas uma grande mão na roda para quem transporta conteúdos multimídia de um lado para o outro).

Mais fino
Com um design que não prima necessariamente pela originalidade, mas que também não faz feio, o player chega mais fino que a versão anterior. O HD Zune utiliza o Tegra, um chip desenvolvido pela Nvidia, que foi criado visando atingir alto desempenho com o menor consumo possível de energia. De acordo com a fabricante, a bateria dura até 33 horas reproduzindo músicas e 8,5 horas com vídeos.

Para o diretor-geral da unidade de negócios móveis da Nvidia, Michael Rayfield, o processador é capaz de melhorar a experiência do usuário na hora de surfar na rede, otimizando as páginas com vídeos e outros formatos multimídia. ;O Zune HD será uma vitrine para as coisas incríveis que o Tegra é capaz de fazer;, declarou, durante o evento de lançamento.

Além disso, o produto tem receptor para sinal FM e, por meio de conexão Wi-Fi, também capta as emissoras de rádio da internet. Ele também possibilita a navegação na web a partir do navegador Internet Explorer. No entanto, ao contrário do recente anúncio da Apple de inserir uma câmera digital no iPod Nano, a Microsoft não parece se seduzir, pelo menos inicialmente, pela ideia de oferecer uma canivete suíço digital com inúmeras ferramentas. ;Não existem planos para oferecer um Zune com câmera;, garantiu o gerente de marketing da Microsoft, Brian Seitz.

Ele também afirmou que a empresa não tem planos de criar um celular baseado em seu tocador digital para rivalizar com o iPhone, apesar dos rumores que vêm tomando conta de blogs e redes sociais. O executivo afirmou, porém, que as capacidades do Zune poderiam ser acrescentadas a outras plataformas, entre as quais o Windows Mobile, o que sugere que um celular inteligente com funções semelhantes às do Zune ainda pode surgir no futuro.

Com o aparelho vem um software que permite sincronizar as músicas com o computador. A partir do recurso Smart DJ, o usuário pode estabelecer uma lista rotativa infinita baseado em uma determinada canção ou artista (assim como acontece com o Genius, no iTunes).

Com o lançamento, a Microsoft espera incrementar seu portfólio de produtos para o Natal. ;Pesquisas indicaram que há uma forte demanda por players avançados de mídia, e o Zune HD oferece algo visivelmente diferente neste mercado;, diz Michael Gartenberg, vice-presidente de estratégia e análise da consultoria Interpret LLC. ;A Microsoft também está oferecendo alguns programas atraentes, que irão ajudar o aparelho se destacar de outras ofertas.;

O aparelho chega com duas opções de armazenamento: 16GB (US$ 219,99) e 32GB (US$ 289,99). Quando comparado com a versão Touch de 32GB da Apple, ele sai US$ 10 mais barato. A má notícia é que, por enquanto, o aparelho só está sendo comercializado no mercado norte-americano e, assim com sua a versão anterior, o Zune HD não tem previsão de ser vendido oficialmente no Brasil.

Lojas online
Da mesma forma que a Apple tem a iTunes, a Microsoft também oferece uma loja de música online para que os donos do Zune possam baixar uma série de canções para ouvi-las no dispositivo da empresa. O Zune Marketplace disponibiliza milhões de temas (além de vídeos e filmes) para serem comercializados utilizando um sistema de pontos, os Microsoft Points (também utilizados no Xbox Live), que podem ser trocados pelas músicas pretendidas. A compra das faixas também pode ser feita por um sistema de assinatura mensal, em que o cliente adquire um Zune Pass e descarrega as músicas que pretende para o tocador.

O Zune HD vem com jogos e aplicativos, e a fabricante já informou que vai lançar aplicativos gratuitos para o aparelho, como acesso a redes sociais como Facebook e Twitter, além de outros games em 3D. A estratégia de levar o player multimídia para o segmento de games parece ganhar força nos últimos meses. Na última conferência da Apple, há duas semanas, a fabricante também anunciou um maior esforço para garantir suporte a jogos para a família de iPod Touch.

No caso do dispositivo da Microsoft, a empresa resolveu integrar a plataforma Xbox live ; rede já conhecida dos jogadores de Xbox 360 ; ao novo Zune. Com isso, os usuários podem acessar o conteúdo do serviço como já fazem com o console.

1- Vídeo e rádio
Além de maior capacidade de armazenamento no modelo Touch (que agora passou a contar com uma versão de 64GB), a Apple trouxe pela primeira vez os recursos de câmera digital e rádio FM para a família Nano. A loja de música online iTunes também passou a permitir que o usuário baixe álbuns completos de um artista, com direito a imagens de capa, letras, informações adicionais, etc.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação