postado em 20/10/2009 13:25
A 11; Futurecom trouxe poucas, mas boas surpresas para quem procurava por lançamentos de celulares e gadgets. O maior destaque, aparelho que não era cogitado para aportar no país, é o BL40 New Chocolate, quarta geração da Black Series da LG. Quem chega também sem muito aviso prévio é o micronetbook da fabricante francesa Sagem.;Ainda estamos em conversações com as operadoras para comercializá-lo por elas, mas também será possível encontrá-lo no varejo;, explicou Leonardo Netto, gerente comercial da empresa no Brasil, falando do Spiga, que tem tela de 4,8 polegadas sensível ao toque e roda Windows XP. O diminuto aparelho deve chegar ao país antes do Natal.
Já na LG, além do BL40, que tem uma bela tela de quatro polegadas, câmera de 5MP com flash LED e memória interna de 1GB; outra novidade no stand da empresa foi o LG Crystal GD900 que, além da tela sensível ao toque, tem o teclado numérico com essa capacidade. A parte onde ficam os números é transparente. Para completar, o telefone de pulso.
O LG Watch Phone GD910, para ser usado como relógio de pulso e tem display sensível ao toque de 1,43;, também foi exibido, sem previsões para chegar às lojas. Outra novidade que fez parte do stand da empresa, mas não foi sequer citada pelos seus executivos, é o primeiro smartphone da LG com tela sensível ao toque e o sistema Windows Mobile 6.5.
O LG GM750 esconde bem as imperfeições naturais do sistema da Microsoft em uma interface de ícones similar à de outros produtos da empresa. ;Nós acreditamos que algumas pessoas querem um celular completo, mas não precisam dos recursos de um smartphone;, declarou Marcus Daniel de Souza Machado, diretor da divisão de Celulares da LG Electronics no Brasil, quando perguntado sobre a aposta da LG em feature fones (aparelhos avançados, mas sem um sistema operacional e recursos de smartphone), como o LB40.
Motorola
Quase um mês depois de lançado em São Francisco, o Motorola Dext é anunciado no Brasil. O aparelho é o primeiro com o sistema operacional do Google e traz a skin Blur, que dá uma repaginada em alguns recursos, como tela inicial e navegação, e ainda integra contatos com seus perfis em redes sociais.
;O brasileiro é muito ligado às redes sociais. Aqui, 57% dos usuários checam seu perfil pelo menos uma vez ao dia, contra 31% lá fora;, contabiliza Sérgio Buniac, diretor de produtos móveis da Motorola. O aparelho chega na segunda quinzena de novembro e é exclusivo da Claro num primeiro momento. Para as outras operadoras, só em 2010.
Entre os destaques, a ZTE apresentou modelo S312, que não impressiona por suas configurações, comuns a um aparelho básico, mas por um importante detalhe: na parte de trás, apresenta um painel solar embutido para recarregar. Só precisa de um bom banho de sol. Segundo a empresa, uma hora depois e a carga está cheia.
Tectoy Zeebo
Já à venda no Rio de Janeiro, pela primeira vez o Informática testou o videogame lançado pela Tectoy, que foi exposto na feira, no stand da Qualcomm ; fabricante do processador do produto. Com gráficos entre a primeira e a segunda geração do Playstation, o console não tem entrada para cartuchos e recebe os jogos, que custam a partir de R$ 9,90, pela rede 3G.
O videogame tem controles USB ou sem fio, no melhor estilo Wii, entrada para cartão SD, que ainda não está liberada. Os fabricantes parecem não ter solução para um dilema: como fica o controle da pirataria, mote do Zeebo, se o usuário puder salvar o jogo no cartãozinho e passar para a frente. No fim das contas, o aparelho parece ser uma ótima opção para videogame de entrada, canibalizando, no futuro, outros consoles pré-históricos da marca, como o Mega Drive e o Master System.
Android
Nos estandes de fabricantes e operadoras, o Correio conseguiu acesso a todos os modelos de telefones com o sistema do Google que estarão disponíveis no mercado brasileiro até o fim do ano. O melhor dele, já testado pelo Informática, é o HTC Magic. Tanto pelo formato quanto pelo sistema Sense, que ajuda na usabilidade.
Mas para quem quer um teclado físico, o Motorola Dext impressiona. O Blur, sistema da empresa sobre o Android, é eficiente em integrar as redes sociais e os contatos e as teclas são melhores que as do LG GW620. Em relação à qualidade da câmera, os dois empatam com o Samsung Galaxy e superam o Magic, com 5MP contra 3,2MP.
O aparelho da Samsung é grandão, mas leve. E a usabilidade também agrada, com 8GB de memória interna. Dos quatro, é o que tem o sistema do Google mais ;cru;, sem tantas alterações feitas pelo fabricante. O Galaxy, na TIM, sai de graça no plano Infinity 400, com dados ilimitados na velocidade 1Mbps.
Loja TIM
Também no estande da Qualcomm, a nova loja de aplicativos da TIM estava exposta, podendo ser acessada de aparelho com plataformas diferentes. De um lado, um Sony Ericsson, que nem smartphone era, para mostrar a abrangência do novo serviço. Do outro, um N95. Em ambos, a navegação era fácil e o processo de compra descomplicado, precisando da internet disponível.