Nesta quarta-feira (21/10) o correiobraziliense.com.br promoveu um chat com Alessandro Bueno, gerente de produtos Windows, para tirar as dúvidas dos usuários sobre o novo Windows 7, lançamento da Microsoft. ;O Windows 7 foi construído baseado na arquitetura do Vista, mas otimizando o trabalho em várias janelas e a sua alocação de memória;, disse o gerente.
Grande parte das perguntas foi voltada para a estabilidade do novo sistema em comparação a versão anterior, o Windows Vista. Comparações feitas com o Windows 7 e o Mac OS X Snow Leopard da Apple também foram inevitáveis. ;São diferentes pontos de vista de comparativos. Existem analistas dando pontos diferentes. Não tenho conhecimento dos comparativos, então prefiro não comentar;, respondeu Alessandro.
Outra dúvida dos leitores foi quanto a compatibilidade com programas e drivers. ;Antes da versão de lançamento, cerca de 94% de todos os dispositivos no mercado hoje, incluindo placas de vídeo, impressoras e outros dispositivos USB já eram compatíveis;, explicou o gerente. Além disso, afirmou que esse número pode aumentar, mas sempre vai existir um pequeno número de dispositivos antigos e que os próprios fabricante não tenham interesse de fazer a compatibilização dos drivers.
Quanto ao preço, Alessandro disse que não houve mudanças para o Windows 7, mas não especificou quanto irá custar o produto para compra ou para upgrade. ;A melhor e mais barata forma de comprar Windows é através dele pré-instalado em um computador novo. Os preços que nós temos hoje já são preços reduzidos que vieram do Windows Vista;, disse.
Alessandro também respondeu perguntas sobre as melhorias do novo sistema. ;Os principais diferenciais são melhor produtividade, experiência de tela mais rica, velocidade e desempenho, não só no sistema operacional, mas na forma como o usuário trabalha. Melhorias na segurança, com diminuição na quantidade de perguntas de acesso que existia no Vista e mobilidade aprimorada;, esclareceu.