Agência France-Presse
postado em 26/10/2009 19:22
Os endereços da internet poderão, a partir de agora, ser redigidos em mandarim, árabe e outros idiomas e não somente em caracteres romanos, anunciou nesta segunda-feira a Icann, o organismo norte-americano que administra a rede e os nomes dos portais."É uma mudança técnica, porém muito importante na internet desde sua invenção há 40 anos", indicou o presidente do conselho de administração da Icann, Peter Dengate Thrush, durante entrevista à imprensa. A decisão será oficializada nesta sexta-feira ao final de uma conferência de seis dias em Seul, acrescentou.
Após esta decisão será possível utilizar caracteres em mandarim, árabe, coreano ou japonês para redigir um endereço completo da internet.
Esta mudança é destinada a facilitar o uso da rede por um número maior de internautas e será efetivada em meados de 2010, segundo o presidente da Icaan (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), Rod Beckstrom.
"Dos 1,6 bilhão de usuários no mundo hoje, mais da metade são de língua cuja grafia não é em caracteres romanos", destacou.