Tecnologia

União Internacional de Telecomunicações aprova carregador universal para celulares

postado em 04/11/2009 08:00

Quem nunca se pegou pedindo um carregador de celular emprestado quando a bateria do telefone morre? A tarefa, que não deveria ser tão difícil, acaba se tornando uma verdadeira loteria, uma vez que cada fabricante conta com um padrão próprio de plugue e, muitas vezes, a mesma marca chega a oferecer mais de um modelo. No entanto, esse tipo de problema tende a acabar. A União Internacional de Telecomunicações (UIT), encarregada de regular o setor ao redor do mundo, anunciou a aprovação de um carregador universal para celulares. Com isso, o órgão, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), dá o pontapé inicial para a fabricação de um único dispositivo a ser usado pelas novas gerações de telefones móveis.

O carregador universal começa a ser comercializado a partir de 2010, e vai funcionar por meio de um conector do tipo micro USB. Apesar de as empresas não serem obrigadas a produzir o novo padrão, 10 companhias dos setor ; Apple, LG, Motorola, Nokia, NEC, Qualcomm, RIM, Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments ;, que, juntas, representam 90% do mercado de telefonia móvel, assinaram, de forma voluntária, um memorando comprometendo-se a tornar compatíveis todos os seus modelos comercializados até 2012 com as entradas micro USB.

;O objetivo é facilitar a vida dos usuários e reduzir o impacto dos resíduos eletrônicos no meio ambiente, já que os consumidores não terão mais que receber outros carregadores quando comprarem novos celulares;, disse, durante uma coletiva de imprensa, o comissário europeu da Indústria, o alemão Günter Verheugen. Calcula-se que cerca de 51 mil toneladas de carregadores são jogadas fora todos os anos. A consequência disso seria a redução de 13,6 milhões de toneladas de emissões de gases na atmosfera todos os anos.

Os celulares antigos, que não têm entrada para o novo padrão, também poderão ser carregados pelos dispositivos, já que adaptadores começaram a ser oferecidos pelos fabricantes. No entanto, vale lembrar que, apesar de alguns modelos que estão no mercado contarem com conexão micro USB, eles ainda não estão padronizados para receber cargas de energia por meio da conexão ; que só funciona para transferência de dados.

;Essa foi uma iniciativa da própria indústria, ao perceber que o mercado caminhava para uma produção continuada de carregadores sem nenhuma padronização. Com a massificação desse equipamento, haverá uma redução de produção e, consequentemente, de desperdício;, comenta o gerente de portfólio da Nokia Brasil, Fernando Soares. A empresa já conta com dois modelos disponíveis com o padrão: o N97 e o N85. Soares explica que os novos carregadores também são mais econômicos. ;Eles tem uma melhor eficiência energética e conseguem economizar mais energia;, conta. De acordo com a UIT, espera-se uma redução de até 50% de consumo de energia durante uma recarga. Assim como os celulares, a UIT também manifestou o desejo de ver outros equipamentos eletrônicos (como câmera digital, tocadores de música e vídeo, videogames portáteis, entre outros) fazendo uso do carregador micro USB.

; Adoção de nova tomada será gradual

Modelo com três pinos é compatível com 80% dos modelos atuaisA busca pela padronização também fez o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) anunciar recentemente um novo tipo de tomada e plugue para o mercado nacional. Para unificar os 12 plugues e as 14 diferentes tomadas comercializadas no país, o órgão, em conjunto com a indústria de eletrônicos, apresentou um modelo com três pinos redondos. O terceiro pino faz o papel de fio terra (antes realizado por fios geralmente de cor verde) e tem o papel de evitar que o consumidor sofra um choque ao ligar aparelhos que descarregam corrente elétrica excedente.

Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos, que terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar (essa informação deverá constar na embalagem dos produtos). Por exemplo, as tomadas terão um diâmetro para aparelhos que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado à instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.

Cada país é responsável por desenvolver seu próprio padrão ; o que impossibilita a criação de um padrão único. O modelo estabelecido no fórum da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi desenvolvido levando em consideração a conectividade com os plugues já existentes no mercado brasileiro. O novo padrão é compatível, por exemplo, com 80% dos aparelhos elétricos atuais.

;A mudança não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos fabricados no Brasil nos últimos anos já se encontra adequada ao novo padrão, mostrando que ele é totalmente compatível com a tomada atual;, comenta o analista de normas técnicas da Abinee Geraldo Nawa.

; Tira-dúvidas

Por que o Brasil precisa de um padrão?

Hoje, no Brasil, existem diversos modelos de plugues e tomadas diferentes, que geram uma situação de risco de choque elétrico ao usuário e de sobrecarga na instalação elétrica (conexão de aparelhos projetados para tensões e correntes diferentes da tomada), além de desperdício de energia, por emio de dissipação excessiva de calor (quando se utiliza adaptadores inadequados para conectar muitos equipamentos em uma única tomada). O padrão busca mais segurança.

Por que o Brasil não adotou o padrão internacional de plugues e tomadas?

Não existe um padrão internacional. Cada país desenvolve o seu próprio padrão, o que impossibilita a criação de um padrão único. O modelo estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi desenvolvido considerando a conectividade com os plugues hoje existentes. O padrão é conectavel com 80% dos aparelhos elétricos atuais.

Quais são as vantagens do padrão?

Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, têm menos riscos de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.

Vou ter que mudar todas as minhas tomadas de casa e vou ter que comprar produtos com plugues novos?

Não. A mudança não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontra adequada ao novo padrão, mostrando que o mesmo é totalmente compatível com a tomada atual.
Os plugues novos vão encaixar nas tomadas atuais?
Sim. As dimensões e as distâncias entre os furos (pólos ) da tomada padrão permitem o encaixe de plugues redondos com o formato atual em mais de 80 % dos aparelhos atualmente comercializados, garantindo a conectividade dos plugues e as tomadas atuais com o novo padrão.

O que vou fazer com os 20 % dos aparelhos que atualmente não são contemplados com a conectividade?

Para a conexão desses aparelhos, será necessária a utilização de adaptadores. No entanto, o Inmetro ressalta que, para esses casos, o ideal é trocar a tomada.

Quando vamos perceber as mudanças?

A maior mudança para os consumidores ocorrerá a partir de 2010, quando aparelhos como geladeira, máquina de lavar roupa e microondas, que necessitam de incorporação do condutor-terra, apresentarão o plugue de três pinos. Para esses casos, o consumidor terá que trocar a sua tomada. Nos demais, a troca da tomada será feita a medida que consumidor julgar necessário, uma vez que o plugue padrão de dois pinos é compatível com a tomada atual.

Aquele fiozinho que muitas vezes vemos pendurado atrás da geladeira vai desaparecer?

Sim. Aquele fiozinho, da geladeira e de vários outros eletrodomésticos, que a grande maioria das pessoas nem sabe para o que serve, tem a mesma função do chamado terceiro pino dos plugues e tomadas do padrão brasileiro: aterrar o equipamento. Agora, o fio desaparece e o aterramento será feito através do plugue e da tomada com três pólos.

Estou pensando em construir uma casa. Vou ter que fazer o aterramento?

Sim. A Lei 11.337, de 26 de julho de 2006, determina que todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica. Aproveite e já instale a tomada padrão. Você estará construindo a sua casa com muito mais segurança. A segurança não é só do consumidor, mas também das instalações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação