São Paulo ; O brasileiro, acostumado com as primeiras posições em esportes como futebol e vôlei, costuma desdenhar até o segundo lugar. Mas a empolgação de grandes produtores como Dell e Samsung com o mercado de tecnologia da informação (TI) do Brasil pode justificar comemorações por um terceiro e um quarto lugar. O terceiro é no mercado de computadores. Segundo Ronaldo Miranda, diretor de vendas e marketing da área de TI da Samsung, previsões otimistas apontam que, ainda no fim de 2010, o Brasil ultrapasse o Japão e se torne o terceiro maior do mundo, só perdendo para China e Estados Unidos.
E o executivo apresentou números que justificam o entusiasmo. ;Enquanto temos um mercado maduro de TVs, 98% das casas com o equipamento, e de celular, que alcança 82% da população, quando se trata de computadores estamos na infância. Apenas 31% dos domicílios contam com PC;, explica. ;Este ano teremos um resultado até 6% pior que 2008, mas a recuperação é forte e devemos ter agora o melhor trimestre de todos os tempos;, ressalta. O executivo revelou que a fábrica no Brasil trabalha três turnos e será ampliada pela terceira vez. Tudo por causa dos sucessivos recordes de produção. ;O volume de HDs fabricados triplicou, o de impressoras duplicou e o de monitores deve chegar a um número histórico em novembro;, contabiliza.
E, para crescer no mercado brasileiro, a divisão de TI da corporação coreana lançou sua linha de notebooks, que já é comercializada em outros mercados. ;O plano era fazer isso no ano passado, mas, em agosto de 2008, abortamos por causa da crise. Reavaliamos agora e resolvemos trazê-los, mesmo antes de a fábrica em Campinas estar pronta;, explica. A ideia é dar as caras antes do Natal no mercado dos portáteis, que, no ano que vem, deve ser maior que o de desktops pela primeira vez em unidades vendidas (já ultrapassou em faturamento, no ano passado). Serão três notebooks e dois netbooks. E a família deve ficar maior ainda no ano que vem, com a chegada de outros quatro modelos.
Educação
Já a Dell, empresa americana que completou na última semana dez anos de presença no país, anunciou uma solução para uso em educação, que soma lousas eletrônicas e computadores, além do fornecimento de conteúdo interativo. A nova empreitada da empresa no Brasil foi anunciada pelo próprio Michael Dell, fundador da companhia, em breve coletiva. ;O Brasil caminha para, até 2015, ser o quarto maior mercado de TI do mundo; calcula Dell. E, para alcançar uma fatia maior das novas oportunidades, o empresário mira as receitas com serviços, como virtualização, computação nas nuvens e sistemas para áreas da saúde, educação e mercado financeiro, entre outros.
; O que esperar da Samsung
Fabricante coreana lança sua linha de notebooks e netbooks. Nos cinco modelos, os atrativos são a bateria e a qualidade das telas
São Paulo ; Líder na fabricação de monitores e HDs, a Samsung agora entra no mercado brasileiro de laptops. A empresa importará, num primeiro momento, cinco das seis linhas de portáteis comercializadas no mundo. Serão cinco modelos, dois netbooks e três notebooks. Até o meio de 2010, mais quatro versões devem ser comercializadas. Antes, porém, os notebooks da Samsung serão importados. A produção local, em Campinas, São Paulo, onde a empresa já fabrica impressoras, celulares e monitores, deverá começar em março. ;No começo, não devemos chegar com grande volume. Queremos chegar como a novidade. Todo nosso primeiro lote já foi vendido;, detalha Ronaldo Miranda.
O executivo, diretor de vendas e marketing da divisão de tecnologia da informação, revelou que é intenção da Samsung posicionar seus notebooks entre os valores de R$ 1,5 mil e R$ 3,5 mil. Nos limites dos preços, a empresa apresentou o netbook NC10 e o notebook X420, topo da linha, que chega em lançamento quase simultâneo com o resto do mundo. ;O X420 foi apresentado, por exemplo, há menos de uma semana;, conta Miranda. Os cinco da Samsung têm design mais conservador e são semelhantes ao dos concorrentes.
Mas destaca-se neles a qualidade da tela, iluminada por painel LED. Isso permite aos notebooks ter uma tampa mais fina, tela mais luminosa e bateria com maior duração. O recorde fica por conta dos modelos X420 e do netbook N310, que alcançam nove horas com uma recarga completa. O ultraportátil é o que deve mais chamar atenção pelo seu desenho e pelo seu acabamento emborrachado em preto e duas cores em tons chamativos: laranja e azul.
;A mensagem que queremos passar é que a mobilidade permite levar todos seus amigos com você;, revela Miranda. Com a intenção de oferecer configurações mais avançadas, estranhou a ausência de notebooks que oferecessem drive de Blu-ray e processadores mais atuais, como as linhas Core i7 ou Core i5. A expectativa é de que esse ponto seja resolvido com a chegada de novos modelos, que já deverão ser montados no Brasil. ;A maioria dos modelos que trouxemos já foi renovada. Os outros ainda passarão por mudanças, então virão depois de reformulados;, justifica Miranda. Entre os notebooks que deverão vir, está o X460, topo de linha da empresa no mundo.
Para o ano que vem
Outra novidade esperada é um netbook que venha com espaço para o chip 3G embutido, como já possuem a LG, a Positivo, a Dell e outros. ;Já temos o canal com as operadoras e é um caminho natural conversar com elas para trazer produtos com esse recurso;, explica Miranda, revelando a possibilidade de se vender o aparelho com incentivos dados pela empresa de telecomunicação.
Outra novidade para o ano que vem é a linha profissional, voltada para o mercado corporativo. Para comercializá-la, a empresa deverá aproveitar seus canais de venda que já comercializam as impressoras e os monitores. ;Esse é um mercado em que as empresas já têm a tradição de comprar determinada marca. Então, ter um canal de entrada ajuda;, acredita Miranda.
O jornalista viajou a convite da Samsung
Veja os modelos que chegam ainda este ano às lojas da Fnac, Fastshop, Extra, Ponto Frio e Wallmart
Netbooks
NC10
Windows XP Home
Intel Atom N270 de 1,6GHz
Tela de 10,1 polegadas com LED
1GB de RAM e 160GB de HD
Wi-fi padrão N, Bluetooth, 3 USB e leitor de cartões
Bateria de seis células (duração de seis horas*)
1,61kg e 37 x 185 x 261 (alt. x larg. x prof. em mm)
R$ 1.499
N310
Windows 7 Starter
Intel Atom N270 de 1,6GHz
Tela de 10,1 polegadas com LED
1GB de RAM e 160GB de HD
Wi-fi padrão N, Bluetooth, 3 USB e leitor de cartões
Bateria de seis células (duração de nove horas*)
1,23kg e 29.8 x 184,5 x 262 (alt. x larg. x prof. em mm)
R$ 1.799
Notebooks
R420
Windows 7 Home Premium
Intel Pentium T4300 de 2,1GHz
Tela de 14 polegadas HD com LED
2GB de RAM e 320GB de HD
Wi-fi padrão N, Bluetooth, 3 USB e leitor de cartões
Bateria de seis células (duração de seis horas*)
2,3kg e 37,65 x 338,9 x 234 (alt. x larg. x prof. em mm)
R$ 2.299
Q320
Windows 7 Home Premium
Intel Pentium Dual Core T4200 de 2GHz
Tela de 13,4 polegadas HD com LED
4GB de RAM e 320GB de HD
Wi-fi padrão N, Bluetooth, 3 USB e leitor de cartões
Bateria de seis células (duração de seis horas*)
2,2kg e 326 x 228,5 x 36,6 (alt. x larg. x prof. em mm)
R$ 3.199
X420
Windows 7 Home Premium
Intel Core 2 Duo SU7300 de 1,3GHz
Tela de 14 polegadas HD com LED
4GB de RAM e 320GB de HD
Wi-fi padrão N, Bluetooth, 3 USB, 1 HDMI e leitor de cartões
Bateria de seis células (duração de nove horas*)
1,76kg e 338 x 235 x 23,2 (alt. x larg. x prof. em mm)
R$ 3.599