Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Grandes instituições começam a investir em novos espaços de segurança para proteger dados

Quatro anos depois de um incêndio que consumiu milhares de processos, o TRT do Rio acaba de inaugurar uma sala-cofre. UnB também prepara nova instalação

Todo mundo certamente já perdeu algum documento ou arquivo importante. Por descuido ou por problemas técnicos, basta um instante para que uma informação valiosa para nós se perca. Agora, o que fazer quando não se tratam de arquivos pessoais, mas de informações de interesse de milhares de pessoas? A segurança no armazenamento de dados é um dos desafios das grandes instituições, que armam verdadeiras operações de guerra para que seus arquivos permaneçam intactos. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) inaugurou recentemente uma sala-cofre para abrigar seus dados, capaz de resistir a situações que vão de incêndios a alagamentos. Outras instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), preparam lugares semelhantes. Tudo para garantir que nenhuma informação seja perdida.

Um incêndio devastou a sede do TRT-RJ em 2005. Mais do que perdas econômicas, a instituição teve um prejuízo incalculável com a destruição de processos e de documentos públicos. Para evitar que a situação se repita no futuro, o tribunal investiu cerca de R$ 2 milhões na construção de uma espécie de fortaleza para armazenar seus servidores e sistemas de segurança e backup da rede de informática. O local é à prova de variações térmicas e de umidade. A sala possui sistemas de segurança que restringem a entrada de pessoas e impedem variações na rede de energia, que poderiam causar danos aos equipamentos.

Segundo o chefe da Divisão de Gestão de Núcleos de Computação do TRT-RJ, Leonardo Bollentini, a sala vai garantir segurança não apenas para as atividades administrativas, mas também para o atendimento ao cidadão. ;A implantação visa justamente ao aumento da segurança de dados e informações de todos os sistemas corporativos da instituição, sejam eles voltados à administração ou à atividade de Justiça; explica.

Universidade
Outras instituições seguem o mesmo caminho. A UnB pretende investir R$ 5 milhões nas obras de construção do novo prédio do Serviço de Processamento de Dados (CPD), que é responsável por todas as redes da instituição e lida com arquivos fundamentais, como o processamento das matrículas e a tabulação dos rendimentos dos estudantes ; além de todo o histórico administrativo e financeiro da universidade. ;Temos uma boa política de segurança lógica e física, tanto que nunca perdemos dados importantes. No entanto, ainda não possuímos locais modernos e adequados para o armazenamento dos servidores, o que será possível na nova sede; explica o diretor do CPD da universidade, Marcelo Ladeira.

Enquanto não possui um lugar adequado, a instituição aposta nos backups como solução de segurança. O chefe do serviço de redes e suportes da UnB, Domingos Pereira da Costa, explica que diariamente são feitas cópias de segurança para o caso de algum imprevisto acontecer. ;Fazemos backups diários, semanais e mensais, e os guardamos em fitas de segurança;, conta. A instituição descentraliza seus arquivos para garantir mais segurança. ;Também guardamos cópias desses backups em outros lugares, com mais segurança, para que, caso aconteça algo mais sério aqui, não percamos nada;, completa Domingos.

Para os usuários domésticos, que não têm disponíveis salas-cofre, existem outras opções bem mais baratas, e com um bom nível de segurança. A dica de especialistas é diversificar o local onde são salvos seus documentos e, no caso dos mais importantes, guardá-los em mais de um lugar. Atualmente, programas de fácil utilização, como o Cobian Backup e o My Drivers, que salvam e sincronizam automaticamente todos os arquivos do computador, podem ser encontrados por preços baixos, ou até de graça.

Outras opções para o usuário doméstico são as mídias de CD e DVD, e o armazenamento de arquivos na internet, tanto em e-mails quanto em sites específicos para esse fim, como o 4shared.com e o gigashare.com ; que, no entanto, têm limitação de espaço e de tempo. Existem ainda serviços pagos de segurança, que oferecem HDs online, assistência 24h e acesso remoto de qualquer máquina.