postado em 18/11/2009 11:54
No futuro, é possível que a última coisa que você vá fazer com o celular é falar com outra pessoa. Os aparelhos com acesso fácil à internet e dezenas de aplicativos deixaram de ser exclusividade dos altos executivos e se popularizaram. Não é mais uma questão profissional, mas também de diversão. Os preços estão mais acessíveis, e a necessidade de estar conectado na rede aumentou. Basta agora saber qual é o limite e usar a tecnologia a seu favor. É exatamente isso que Marcos Roberto Martins de Oliveira, 25 anos, tenta fazer. Ele começa o dia com o smartphone do lado. Quando vai para o trabalho, conecta o aparelho ao som do carro para escutar música. Durante o dia, se divide entre o notebook e o celular. O último sempre tem a preferência do empresário. É lá que ele faz transações bancárias, checa as últimas notícias, manda mensagem para os amigos e clientes e atualiza o Twitter da empresa. ;Tenho smartphone há três meses, e facilitou muito o meu dia a dia. Viajo bastante e preciso da internet. Além disso, os aplicativos que ele oferece são bem inovadores;, explica.
Até para fazer as ligações, Marcos se conecta à internet ; para usar o Skype e pagar menos nos telefonemas. Quando corre no Parque da Cidade, ele usa um programa que a partir do GPS calcula a distância percorrida, as calorias gastas e o rendimento do exercício. ;Outra grande vantagem é que, com o celular, eu consigo acessar o computador que está ligado na minha casa; se eu precisar de algum arquivo, basta um clique;, conta. A próxima aquisição do empresário será uma câmera de segurança, que será instalada na residência e também poderá ser acessada pelo aparelho.
Explosão
A vantagem de ter vários serviços em um único produto fez com que o mercado do smartphone crescesse. Uma pesquisa feita na América Latina revelou que os telefones com acesso à internet devem ter um aumento de 600% nas vendas até 2014. ;São várias soluções que cabem no bolso. Você tem diversas opções para ajudar várias atividades do seu dia a dia, e por isso faz sucesso;, afirma Fernando Soares, gerente de portifólio da Nokia.
O smartphone, no entanto, também pode ter desvantagens. De acordo com Márcio Roberto Regis, psicólogo especialista em clínica comportamental e criador do portal de psicologia Atlaspsico (www.atlaspsico.com.br), todo exagero tecnológico deve ser dispensado. Estar conectado durante muito tempo na internet e no celular pode causar uma espécie de dependência. ;Quando um simples aparelho traz problemas para a vida pessoal da pessoa, quando ela começa a dar muita importância ao celular ou quando as relações afetivas são intermediadas exclusivamente pelo telefone móvel, é hora de parar;, comenta.
;Estou satisfeito com o smartphone. Em algumas horas de lazer tento não usar, porque cansa um pouco. Mas ele economiza meu tempo e me ajuda muito no trabalho;, sustenta Marcos Roberto. Para o psicólogo, se o celular não se tornar uma obsessão, ele pode trazer muitos benefícios. ;Quando eles são simplesmente computadores de mão, podem facilitar a vida e possibilitar a resolução de problemas e decisões em questões de minutos;, diz Márcio.
Integração avança
Um das pioneiras no mercado de smartphones, a BlackBerry não pretendia, de início, fazer um celular completo. Sonhava apenas criar um aparelho portátil para acessar o e-mail. Hoje, a empresa tenta aliar todo o tipo de serviço em um lugar só. Para Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado da Research In Motion (RIM), fabricante dos celulares da empresa americana, o mundo pede instantaneidade. ;A constante troca de mensagem e as redes sociais encadearam essa evolução dos celulares. E você vê cada vez mais a integração de todas essas ferramentas. Temos aparelhos, por exemplo, que identificam as pessoas que te ligam com a foto do Facebook, e seus amigos passam a integrar sua lista de contatos;, diz.
Segundo o especialista da Nokia, o smartphone vai se consolidar nos próximos anos como um aparelho que suporta vários serviços, cada vez mais fáceis de usar. ;Mexer em um celular passa a ser quase intuitivo. É tão acessível que você vai se habituando a solucionar qualquer questão. Fizemos uma pesquisa com pessoas quem tem um smarthphone e descobrimos que 80% do tempo eles usam os aplicativos e apenas 12% é usado para falar. Essa tendência é forte;, explica.
Esse tipo de celular tem a característica de ser mais personalizado. O usuário pode escolher mais aplicativos de internet ou de entretenimento, jogos, programas de música ou até de práticas esportivas, como é o caso de Marcos Roberto. As próximas novidades do smartphone devem continuar com a proposta de interatividade. Assim como aconteceu com a câmera fotográfica do celular, os vídeos devem ficar mais acessíveis e com melhor qualidade. As opções de jogos também devem crescer nos próximos anos. ;Quando eu penso no smartphone, penso que qualquer coisa que tem dentro de um computador uma hora ou outra vai chegar lá;, afirma Lino.
Drops digitais
A VOLTA DO CÂNCER
Paul Allen enfrenta doença
Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, está com câncer. Segundo informações divulgadas ontem, o empresário de 56 anos está fazendo quimioterapia para livrar-se de um linfoma, tumor originado a partir de uma célula que atua na defesa do corpo. Paul Allen, que deixou a Microsoft em 1983, enfrenta a doença pela segunda vez. Há 25 anos, o executivo também passou por tratamento e foi curado.
NO YOUTUBE
Para jornalistas de ocasião
Os internautas que andam por aí com uma câmera na mão sedentos por flagras, de qualidade duvidosa ou não, têm mais um espaço para divulgação dessas imagens. O site de compartilhamento de vídeos YouTube lançou o canal YouTube Direct, com o objetivo de dar vazão ao material produzido por ;jornalistas amadores;. Com certeza, televisões e páginas eletrônicas de notícias estarão de olho em vídeos interessantes para alavancar a audiência. ;É um incentivo para o envio de grandes vídeos, por conta do reconhecimento que você ganha de legítimas empresas de notícias;, disse à agência Reuters o chefe de notícias e política do YouTube, Steve Grove.
A BALEIA
Histórias do Twitter
Você sabe qual é a origem da baleia mais famosa do mundo virtual? O lançamento do livro Desvendando o Twitter, que faz parte das comemorações do aniversário de quatro anos do microblog, conta a história de um dos sites mais bem sucedidos da rede e desvenda o mistério do surgimento da Fail Whale, figura que aparece quando há alguma falha no site. A imagem foi criada e postada em um site pela chinesa Yiying Lu. O fundador do Twitter, Biz Stone, encontrou a simpática baleia enquanto navegava na internet e resolveu adotá-la como mascote.
JORNALISMO NA REDE
Quer pagar quanto?
Uma pesquisa divulgada este mês pelo Boston Consulting Group revelou um dado que surpreendeu as empresas de jornalismo online. De acordo com o estudo, até 48% dos entrevistados estariam dispostos a pagar um pequeno valor mensal por notícias publicadas em sites. Essa informação fortalece a intenção do magnata das comunicações Rupert Murdoch, presidente do conglomerado de mídia News Corporation, de cobrar taxas para o acesso a páginas jornalísticas do grupo, do qual fazem parte veículos como a Fox e o New York Post.
MUNDIAL DE GAMES
US$ 7 mil
Prêmio recebido por um adolescente paulista de 14 anos para brincar. Sim, Fábio Jardim venceu a final mundial do World Cyber Games 2009 (WCG), na categoria Guitar Hero World Tour. A competição terminou no último domingo em Chengdu, na China, e consagrou ainda outro brasileiro. Jean Michel dos Reis Monico, 20, morador do Espírito Santo, ficou em segundo lugar na categoria Carom 3D (jogo de bilhar) e embolsou US$ 3 mil. Com esses resultados, o Brasil ficou em 4; lugar no ranking geral por países.