postado em 28/12/2009 10:40
Sempre que se aproxima a data de um lançamento da Apple, o burburinho no mercado de tecnologia se transforma em furor. As especulações tomam conta dos principais canais de informações do segmento. Quando Steve Jobs, executivo mais importante da empresa, dá a entender que o próximo produto terá impacto semelhante ao do iPhone, a ansiedade de investidores, concorrentes, jornalistas e aficionados pela marca chega ao ápice. No fim do próximo mês, segundo informações de agências de notícias especializadas, a Apple deve colocar no mercado seu tablet, computador portátil com recurso touchscreen e acesso à internet.O dispositivo portátil deve ser lançado com uma tela de sete polegadas, que possibilita ao usuário a interação total com o recurso touchscreen. Enquanto navega na rede mundial de computadores ou escreve um texto, o internauta pode utilizar a tela como teclado e mouse. Quando a intenção for a manipulação de imagens, por exemplo, será possível usar a mesma dinâmica do iPhone ou do iPod Touch. Em entrevista ao jornal The New York Times esta semana, um funcionário de alto escalão da marca revelou que Steve Jobs estava %u201Cextremamente feliz com os resultados do tablet%u201D e que %u201Ca interação com o produto é surpreendente%u201D.
Enquanto todos tentam descobrir mais novidades sobre o tablet da Apple, as ações da empresa registram alta em Wall Street. Depois que o jornal Financial Times afirmou, no início da semana passada, que o produto seria lançado em 26 de janeiro de 2010, a reação foi imediata. Os papéis da empresa foram valorizados em 3,44%, chegaram a US$ 209,06 e bateram o recorde do ano passado de US$ 208,71. Aliás, a inquietação dos investidores começou ainda em julho desse ano, quando a Apple registrou a patente de um tablet.
Por meio dos desenhos enviados para requerer a patente, sites especializados chegaram a publicar imagens do que viria a ser o computador portátil. Apesar disso, a Apple não se pronuncia sobre produtos que estão em desenvolvimento e os funcionários negam veementemente a existência do tablet, que deve chegar ao mercado por US$ 600, preço de um bom netbook. A tensão da equipe de desenvolvedores de novas ferramentas da marca, porém, é um indicativo forte de que novidades serão levadas a público em breve. %u201CA presença do executivo (conhecido por seu temperamento forte) atormenta a equipe, acostumada com a liberdade gerada pela licença tirada por Jobs%u201D, publica o The Wall Street Journal, sobre o projeto do tablet coordenado por Jobs. (IS)