postado em 31/12/2009 21:36
O que acontece quando um novo episódio de uma grande franquia não tem seu ícone como personagem principal? É como imaginar, por exemplo, um Zelda sem o carismático Link, ou um Mario sem a presença do encanador bigodudo. A princípio, essa é a proposta da Bungie em Halo 3: ODST. O jogo, originalmente planejado como uma expansão de Halo 3, acabou se tornando o primeiro da série em que o jogador não controla o herói Master Chief.
Em uma história paralela aos acontecimentos de Halo 2 e Halo 3, no século 26, quando a humanidade entrou em guerra com a raça alienígena Covenant. Em vez do supersoldado que protagoniza a trilogia original da série, o game conta a história de vários integrantes do esquadrão ODST (Tropa de Choque de Desembarque Orbital), que saltam do espaço rumo a uma missão suicida na megalópole africana de Nova Mombasa.
Os soldados do ODST não são geneticamente melhorados como Master Chief. Logo, o jogador já acostumado com os outros Halos pode dar adeus a pulos mais altos, corridas mais velozes e, principalmente, o sistema de regeneração de energia. Neste jogo, você pode até tomar alguns tiros sem perder a barra de energia, mas, caso isso aconteça, é necessário buscar algum kit médico para poder recuperar sua vida completamente. Esta também é a principal mudança de jogabilidade: os combates se tornam mais táticos e você pensará duas vezes antes de arriscar seu pescoço em alguma investida contra os Covenant.
Dos soldados, o primeiro a aparecer sob seu comando é o Novato, um herói que não tem falas nem exibe emoção durante o jogo. Ele tem sua cápsula de desembarque atingida por um ataque dos aliens, e passa seis horas inconsciente enquanto seus colegas de equipe lutam contra as ameaças do local. Ao acordar, ele anda pela cidade à noite, sozinho e cercado de inimigos. Com a ajuda do Superintendente, a inteligência artificial de Nova Mombasa, sua missão é reencontrar seu esquadrão.
À medida que ele acha pistas sobre seus companheiros, o game aciona flashbacks, pequenos capítulos em que o jogador controla os outros integrantes do ODST e descobre os rumos que cada um tomou na cidade. Essas partes acabam sendo um pouco monótonas, já que o Novato não fala em momento algum e as interações se restringem ao Superintendente e os diálogos dos inimigos. Dentro da cidade, alguns itens colecionáveis contam a invasão alienígena da perspectiva dos civis e adicionam um pouco de vida à narrativa.
A história deixou o game com uma atmosfera mais soturna, auxiliada principalmente pela excelente trilha sonora. Durante os flashbacks, a sensação é exatamente o oposto. O fato de tudo ter sido traduzido em português, com diálogos dublados, também ajuda. Vale a pena fazer o modo campanha sozinho pela primeira vez, pois todas as sensações são descartadas se você jogar o game no modo cooperativo.
Experiência
Apesar de todo o clima noir, não se engane: o game ainda preserva alguns dos melhores elementos da série, como, por exemplo, os veículos, mais acessíveis nas missões de flashback. Mesmo em ambientes diferentes, como os becos de uma cidade, o combate continua dinâmico. A inteligência artificial é ótima nos inimigos e, geralmente, ruim nos seus aliados - experimente ficar na carona de um carro e deixar o computador dirigi-lo.
Além do modo campanha, o game inclui um novo modo de jogo em que você e mais três jogadores devem enfrentar juntos várias hordas de Covenants. A experiência é interessante, mas ainda fica longe do modo Horde de Gears of War 2. Mesmo assim, é uma boa opção para quem estiver cansado da história ou dos modos competitivos. Também há um segundo disco dedicado somente à jogatina online, exatamente igual à de Halo 3. Para compensar o jogador, o game já traz alguns mapas que antes só podiam ser comprados na Xbox Live.
Ao jogar a curta história de Halo 3: ODST, é possível dizer que o game é apenas um aperitivo, ou uma distração para os fãs ansiosos pelo próximo capítulo da franquia. Ainda assim, o game vale a pena mesmo para quem não conhece a história, ou então quem busca um game com uma jogatina online bem estabelecida - e algumas fases extras de graça.
Halo 3: ODST
Produção
Microsoft
Desenvolvimento
Bungie Disponível para Xbox 360
Preço: R$ 159,90