Agência France-Presse
postado em 15/01/2010 08:48
O governo da China afirmou nesta sexta-feira (15/01) que o caso Google não terá influência nas relações comerciais e econômicas com os Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]"Seja qual for a decisão que o Google tomar, não terá nenhum impacto nas relações comerciais e econômicas de conjunto entre China e Estados Unidos", declarou à imprensa o porta-voz do ministério do Comércio, Yao Jian.
"Os dois países têm múltiplos canais de comunicação. Confiamos no desenvolvimento saudável das relações econômicas e comerciais entre China e Estados Unidos", completou.
Irritado com os ataques virtuais em massa procedentes da China, centrados nos militantes pró direitos humanos, o gigante da internet ameaçou na terça-feira abandonar as atividades no país asiático, um dos maiores mercados digitais do mundo, com 360 milhões de internautas, mas submetido a uma rígida vigilância política.
Um alto funcionário do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, pediu explicações a diplomatas chineses sobre o caso Google em um encontro em Washington.
Na quinta-feira, o governo da China se declarou favorável às atividades em seu terrtório da companhias internacionais de internet que respeitam a lei.
"A China recebe as operações em acordo com a lei das empresas internacionais de internet", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Jiang Yu.
"A internet na China está aberta e o governo chinês estimula seu desenvolvimento", completou Jiang.