PEQUIM - O Google adiou o lançamento na China de dois modelos de celular em associação com a Samsung Electronics e a Motorola, previsto para esta quarta, informou a agência Dow Jones Newswires.
Segundo o comunicado enviado ao Dow Jones, o lançamento seria efetuado com a operadora China Unicom.
O anúncio acontece depois que o Google ameaçou suspender suas operações na China devido à censura do governo e aos ataques de hackers.
Devido à incerteza sobre seu futuro na China, a empresa californiana estimou que seria "irresponsável" fazer os lançamentos no momento, indicou uma pessoa ligada ao caso, citada pela agência Dow Jones. As companhias envolvidas preferiram não fazer comentários.
O Google denunciou roubos de propriedade intelectual que permitiram a piratas acesso a contas Gmail, o correio eletrônico do grupo americano, pertencentes a militantes pelos direitos humanos na China.
Na segunda-feira, o Clube de Correspondentes Estrangeiros na China (FCCC) anunciou que contas Gmail de jornalistas estrangeiros que trabalham em Pequim haviam sido pirateadas. Os Estados Unidos pediram a Pequim uma explicação sobre o assunto.