Tecnologia

Nova versão do Ubuntu é ótima opção para quem tem máquina com hardware mais antigo

postado em 09/02/2010 09:34
Já faz algum tempo que ter uma distribuição de linux no computador é coisa de nerd ou de profissionais da computação. Cada vez mais, as versões do sistema operacional de código aberto foram ganhando a cara dos usuários comuns, acostumados com a interface gráfica do Windows, da Microsoft.

Mas a versão 9.10 do Ubuntu, distribuição mais popular de linux, foi um pouco além. Além de trazer uma boa sorte de programas pré-instalados, ainda oferece uma central de software compatível com o sistema. Há milhares de aplicativos que são facilmente instalados, com alguns cliques. O quadro é bem diferente do encontrado quando se usa sistemas pagos.

Quando se compra uma versão do Windows, por exemplo, ainda é preciso gastar mais para ter softwares de edição de texto, de imagem e por aí vai. Com o linux, é só instalar, ligar e sair usando. O sistema vem com a suíte do Open Office (edição de texto, imagem, planilhas, apresentação), Gimp (editor de fotos), F-Spot (organizador de imagens) e muito mais.

;Para quem vai usar o computador para tarefas básicas, como faz a maioria, não é preciso mais do que os programas que vêm instalados. Se o objetivo é ligar o PC e bater um texto ou navegar na internet, o usuário está coberto com o Ubuntu;, garante Fábio Filho, diretor da Canonical América Latina.

Outra vantagem de partir para o linux, é que, com o Ubuntu, também, não é preciso apelar para versões limitadas dos sistemas propietários, que cortam recursos para oferecê-los por um preço melhor. ;Antes, tínhamos o entendimento de que o linux era para quem conhecia de informática. A realidade hoje é bem diferente;, explica Fábio.

Assistência técnica
Outra vantagem é ter, sem custo, um sistema atualizado, já que, quando se apela para pirataria, não tem acesso a importantes atualizações. Mas existem desvantagens para o usuário comum. A primeira é a falta de assistência técnica especializada em linux. Em geral, os técnicos trabalham com computadores que rodam Windows.

Outro ponto é um agravante do primeiro. Em geral, consegue-se instalar o sistema sem maiores configurações. Mas, se faltar algum dos drivers, vai ser preciso dar uma boa pesquisada em fóruns na internet para achar a solução.

Para conhecer a novidade, o Informática testou a versão desktop, completa, e a Netbook Remix, desenvolvida para dar agilidade aos netbooks. Em ambas, a instalação foi tranquila, com poucos passos, e elas ainda conviveram bem com as versões Vista e 7 da Microsoft.

Leia mais no caderno de informática do Correio nesta terça-feira (9/2)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação