Tecnologia

Microsoft lança o Windows Phone 7 Series para brigar com Google e Apple pelo topo do mercado

A aposta é na interface e na forte integração com internet

postado em 23/02/2010 00:43

Há três anos em declínio com a plataforma Windows Mobile, com espaço cada vez mais reduzido pelo iPhone e celulares com Android, a Microsoft promete uma reviravolta na disputa pelo topo do mercado. Sua nova arma é o Windows Phone 7 Series, nova geração de sistemas operacionais para celular anunciada na semana passada em Barcelona, na Mobile World Congress (MWC), maior feira da indústria de celulares.

Previsto para chegar ao mercado no fim deste ano, o Windows Phone 7 Series é a nova versão do Windows Mobile (a antiga, 6.5, foi anunciada no mesmo evento, no ano passado). No entanto, a Microsoft tomou uma atitude corajosa, e incomum dentro de sua história: deixou de lado todo o desenvolvimento que havia feito até então e começou do zero. Essa chacoalhada deu certo e o que foi apresentado recolocou a Microsoft em uma posição de destaque no mercado.

Steve Ballmer apresenta novo sistema da Microsoft para celularesO Windows Phone 7 não se parece com nenhum dos outros celulares com Windows Mobile e também é diferente de todos os celulares com outros sistemas. ;Nós vimos que os aparelhos estavam cada vez mais conectados, com mais capacidade e aplicativos, mas não vimos as interfaces de telefones evoluírem de acordo com essas mudanças. Da nossa perspectiva, sentimos que os telefones estavam cada vez mais parecidos com PCs;, explicou Joe Belfiore, vice-presidente do programa de desenvolvimento e design do Windows Phone 7, durante a conferência em Barcelona.

A principal diferença do novo sistema da Microsoft está na interface. Ela quebra o padrão criado pelo iPhone, com vários quadradinhos de mesmo tamanho para os aplicativos. Em vez disso, imagens grandes, fontes maiores ainda, e menus que ultrapassam o tamanho do celular. Para navegar por eles, basta passar o dedo na tela touchscreen, como quem mexe na barra de rolagem de uma página da internet.

Este é o primeiro smartphone com uma aparência inovadora desde o revolucionário telefone da Apple. O visual do Windows Phone 7 lembra outro produto da Microsoft: o tocador de música e vídeo Zune HD, cujo time de desenvolvedores também se envolveu na criação do Windows Phone 7. As cores também desempenham papel importante, como no calendário, que as usa de forma minimalista para separar compromissos profissionais da agenda pessoal.

Os celulares com Windows Phone 7 terão cinco botões: um para voltar ao menu anterior, um para voltar à tela inicial e um para acionar o buscador Bing, além de botões para ligar/desligar o aparelho e acionar a câmera. Como o telefone é baseado em telas multitoque, esse será um recurso necessário. Também estão previstos Wi-Fi, GPS, acelerômetro e rádio FM.

Outra tendência bem captada pela Microsoft é a integração crescente com as redes sociais. O Windows Phone 7 Series parece mais um agregador de todos esses. Isso fica visível na tela inicial do celular, em que o acesso ao e-mail e o perfil do Facebook são tão importantes quanto o comando de fazer ligações e checar mensagens. Apesar disso, o celular dá liberdade ao usuário, que pode colocar as informações que quiser na página inicial do celular.

[SAIBAMAIS]Como não poderia deixar de ser, o Windows Phone 7 é recheado de produtos da Microsoft. O navegador do celular é o Internet Explorer; o buscador é o Bing; e o localizador geográfico, o Bing Maps. O Office gerencia os documentos, a central multimídia é o Zune e a de games, a Xbox Live. Agora que a empresa de Bill Gates está no centro do mercado de celulares, é uma ótima oportunidade de jogar os holofotes na sua miríade de serviços e até alavancar os menos populares, como o Zune o Bing.

As chances deles aumentam porque o celular não está somente atrelado a um monte de serviços impopulares. O Facebook está presente em diversas partes do celular, desde a central de amigos à parte de imagens, e até mesmo na tela principal ; você pode acessar o seu perfil e deixar um link para o perfil de seus amigos, ou seguir o que cada pessoa fala em uma aba separada. A Microsoft também tem um trunfo na manga para entrar no mercado de games para celular ; a rede Xbox Live, com mais de 23 milhões de usuários ativos.

Problemas
Seu principal desafio será tirar o atraso em relação aos concorrentes. O Windows Phone 7 será lançado três anos após o iPhone e dois anos após o Android. Para isso, é essencial ter o maior apoio possível de fabricantes e operadores de telefonia móvel. Durante o anúncio do Windows Phone 7, a Microsoft já divulgou uma lista enorme de parceiros: Dell, Sony Ericsson, Samsung, HTC, LG, Toshiba, Dell, HP, Garmin-Asus e Qualcomm, e as principais operadoras no exterior, tendo como principal a AT, a mesma que distribui o iPhone. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento, mas Claro e TIM responderam à reportagem do Correio que analisarão as oportunidades do mercado no momento oportuno.

Ainda há muitas dúvidas a serem esclarecidas sobre o Windows Phone 7. Por exemplo, sobre como funcionará a loja de aplicativos do sistema e a integração com a Xbox Live. Durante a conferência, a Microsoft não especificou esses detalhes, que ficaram para o MIX10, um evento para desenvolvedores realizado pela Microsoft em Las Vegas entre 15 e 17 de março.

Você confere nesta edição do Informática as novidades mostradas na Mobile World Congress, e provavelmente só poderá vê-las nas lojas daqui a alguns meses. Mas a principal delas, o Windows Phone 7 Series, começa a surtir efeito agora. Com a chegada de um celular genuinamente competitivo da empresa de Bill Gates, é possível dizer que as três grandes competidoras do segmento de computadores ; Microsoft, Apple e Google ; também tomam as mesmas posições no mercado de telefonia móvel. De um ponto de vista mercadológico, o celular enfim se tornou o PC de bolso.

Como funciona

Em vez de se espalhar por diversos aplicativos, o Windows Phone 7 Series divide sua funcionalidade em seis grandes centrais: People (redes sociais), Pictures (imagens), Games (jogos), Music Vídeo (multimídia), Marketplace (aplicativos) e Office (documentos). Confira o que cada uma faz:

People
Esta central organiza todos os e-mails e redes sociais em que o usuário está cadastrado. A lista de contatos mostra tudo: perfis do Gmail, do Hotmail, Facebook, tudo agregado em um só lugar. Ela apresenta atualizações de várias redes sociais, como Facebook e Windows Live, em apenas uma linha do tempo. O protótipo, no entanto, não mostrou integrações com o Twitter.

Pictures
A central funciona de forma semelhante à People, mas organiza fotos. Ela inclui o que está na memória do celular com álbuns de redes sociais em apenas um lugar. Também há uma linha do tempo exclusiva para atualizações de imagens e comentários em redes sociais.

Office
Esta central reúne os documentos do Office. A ênfase fica em dois serviços: o OneNote, de anotações, e o SharePoint, para compartilhamento de arquivos.

Music Video
A central é basicamente o Zune HD dentro de um celular. É possível colocar conteúdo do computador, de rádios FM e online, além de vídeos. Com Wi-Fi e 3G, também será possível baixar música pela loja online do Zune.

Marketplace
A parte menos detalhada na conferência da Microsoft, a loja de aplicativos funcionará com um visual semelhante ao de outras centrais do celular, e de um modo diferente do que é feito nas atuais versões do Windows Mobile.

Integrada diretamente com a rede Xbox Live, ela mostra o mesmo perfil que o jogador usa no Xbox 360, com conquistas (Achievements), lista de amigos. Não foram mostrados jogos na conferência.

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