Tecnologia

A CeBIT, maior evento mundial de tecnologia, tem como grande destaque televisores 3D

postado em 09/03/2010 08:12
O universo social e o econômico da tecnologia não param. Depois do Mobile World Congress (MWC), gigantesco evento de celulares ocorrido em Barcelona, no mês passado, chegou a vez da 25; edição da Feira Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (CeBIT), a maior feira do setor em todo o planeta. Grande na quantidade de participantes ; 4.157 expositores de 68 países; ela focou um único assunto, que tem alterado o modo de fazer cinema, televisão e informática: o 3D. Ao lado de tablets, netbooks e smartphones, a tecnologia tridimensional acabou sendo a mais prestigiada este ano. Havia uma ala inteira chamada de ;Next Level 3D;, ou ;próximo nível 3D; em português, com foco em todas áreas de negócios em que a tecnologia é aplicada ; de equipamentos médicos, educacionais e arquitetura até indústria de filmes e setor automotivo.

Nesse espaço foram expostos, por exemplo, uma demonstração do XML3D, uma tecnologia que proporciona ao formato HTML da internet a capacidade de ser visto em 3D. O produto criado pelo Centro de Pesquisa para Inteligência Artificial da Alemanha (DFKI) torna possível ao consumidor visitar um shopping, ver e testar as mercadorias online, economizando dinheiro e tempo.

Experimentar o 3D no sofá de casa, no metrô ou na cadeira do dentista também já é possível graças a óculos desenvolvidos pela empresa norte-americana Carl Zeiss. O Cinemizer Plus possui no lugar das lentes duas telas de LCD que mostram imagens estereoscópicas ; cenas feitas em pontos de observação ligeiramente diferentes que, ao chegar ao cérebro, se fundem e dão a impressão de três dimensões. Quanto ao som, o dispositivo permite a ligação em iPods, iPhones e até no PlayStation 3.

Com o sucesso de Avatar em 3D, a promessa é que as indústrias de games invistam ainda este ano em jogos também neste formato. Mas, para detonar, é preciso equipamento de qualidade. Pensando nisso, a empresa alemã MySN Schenker-Notebook lançou na CeBIT o MySN MB8. O notebook vem integrado com tecnologia Nvidia Hybrid-SLI, uma combição de uma placa gráfica onboard e uma poderosa placa GeForce 9600M GS com 512MB de memória. Além disso, o computador vem com uma tela de 18,4 polegadas no formato widescreen. Perfeita para jogos 3D.

Mas se o interesse é um computador que faça tudo e que entregue o melhor da tecnologia em três dimensões, a MSI apresentou a solução. O Wind Top All-in-One 3D integra um monitor 3D com grande capacidade de processamento, que promete ao usuário uma tela mais limpa e vibrante com um alto nível de detalhes das imagens. Com opções de monitores de 18 até 24 polegadas, o único ponto fraco é ter que usar os óculos 3D para ter acesso a essa experiência.

A terceira dimensão também encontrou um grande e útil amigo nos celulares. O Centro de Pesquisa para Inteligência Artificial da Alemanha (DFKI) desenvolveu um aplicativo para que engenheiros não precisem sair do lugar para avaliar uma obra. Basta apenas inserir os dados no programa e ele irá mostrar um modelo em 3D. O aplicativo estará disponível primeiro para iPhones, mas há planos de levá-lo para outros sistemas operacionais, como Android e Windows Mobile.

Conecte o planeta
Sediada em Hannover, na Alemanha, a feira recebeu executivos de grandes empresas, como Amazon, Adobe, Skype, Microsoft, Dell, Sony Ericsson, Motorola, IBM, Intel, Vodafone e Telefónica, incluindo o fundador do Flickr Stewart Butterfield. ;É um mundo inteiro de tecnologia, toda a concorrência mundial reunida;, conceitua a diretora da Hannover Fairs do Brasil Brena Baümle. ;A CeBIT é a principal plataforma de lançamento de produto no mundo e é hoje a feira que mais recebe expositores e visitantes brasileiros. Desde seu início, foi ininterrupta a participação do país, então já é uma referência de troca de tecnologia;, afirma Brena.

;Há uma onda de muito otimismo das empresas que têm procurado as brasileiras para a realização de negócios por conta da participação do Brasil nesses grandes eventos que estão previstos, como Copa do Mundo e Olimpíadas;, completa. Daqui, embarcaram para a Europa 41 empresas, com o objetivo de abrir caminhos para o mercado internacional e ampliar o conhecimento do que vem sendo apresentado lá fora.

O tema central foi Connected worlds (mundos conectados, no inglês), focando em alternativas de tecnologia para unir todos os aspectos da vida cotidiana ao universo online. O evento teve início com a presença da chanceler alemã, Angela Merkel, e do primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero. Aliás, a Espanha foi considerada o país parceiro oficial da CeBIT 2010 e é um importante parceiro do Brasil para negócios no setor.

Como não poderia deixar de ser, em época de consciência ambiental, a feira também abordou a Green IT (tecnologia verde). A amplitude do evento parece contrariar a tese de que a CeBIT estaria diminuindo, em virtude do menor número de expositores deste ano. ;São 150 a menos do que no ano passado, mas ainda é a maior feira de tecnologia do mundo. Todo o setor encolheu junto, pois sofreu um pouco com a crise, mas a tendência é que ele se expanda mais rápido até do que o setor industrial;, justifica Brena.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação