Agência France-Presse
postado em 19/03/2010 19:51
Os criadores e principais investidores do YouTube fizeram um bom negócio ao vender a empresa ao Google, em 2006, de acordo com documentos publicados esta semana pela justiça americana devido a um processo aberto contra eles pelo conglomerado de mídia Viacom.Dos três empresários que criaram em 2005 o site de compartilhamento de vídeos, Chad Hurley obteve 334 milhões de dólares em ações, Steve Chen, 301 milhões, e Jawed Karim, que já não trabalhava no grupo mas ainda possuía as ações, 66 milhões de dólares.
A operação também foi lucrativa para um fundo de investimentos que os apoiou, Sequoia Capital, que obteve 516 milhões de dólares como retorno ao seu investimento, de apenas 9 milhões.
Esta informação foi comunicada pela Viacom, que tenta convencer a justiça de que os fundadores do Youtube e do Google se beneficiaram deliberadamente da difusão de vídeos piratas de segmentos de sua programação.
Viacom, que apresentou há dois anos uma denúncia por violação de propriedade intelectual, quer obter 1 bilhão de dólares na justiça.