Agência France-Presse
postado em 22/03/2010 20:51
A China anunciou nesta terça-feira (23/3) que o Google "violou sua promessa escrita" e se engana "por completo" ao deixar de censurar seu motor de buscas chinês Google.cn.O comentário foi feito por um funcionário encarregado da internet no gabinete de informação do Conselho de Estado, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
"O Google violou a promessa escrita que assinou quando entrou no mercado chinês ao suspender a filtragem em seu serviço de buscas e ao acusar a China de supostos ciberataques", disse o funcionário.
"É algo completamente errado. Não opomos sem compromissos à politização de assuntos comerciais e expressamos nosso descontentamento e indignação ao Google por suas acusações e condutas irrazoáveis", acrescentou.
O Google anunciou nesta segunda que pôs fim à censura no sistema de buscas chinês do Google.cn, que existia por ordem das autoridades chinesas, e avisou que os internautas estão sendo redirecionados ao site de Hong Kong, Google.hk.
"Hoje deixamos de censurar nossos serviços de busca: Google Search, Google News e Google Imagens no Google.cn. Os usuários de Internet que visitarem o site Google.cn serão redirecionados ao Google.com.hk, onde disponibilizamos resultados não censurados em chinês simplificado, especialmente concebidos para usuários da China continental e acessados através de nossos servidores instalados em Hong Kong", explicou o diretor-jurídico do Google, David Drummond, no blog oficial da empresa.
"O governo chinês foi muito claro ao longo de nossas conversas sobre o fato de que a autocensura era um requisito legal não negociável", explicou Drummond, acrescentando que "esta nova aproximação é uma solução sensata ante as dificuldades que encontramos" e espera "que o governo respeite" esta decisão do Google.
Entretanto, a empresa anunciou que pretende manter uma equipe de vendas, pesquisa e desenvolvimento na China.
"Enquanto ocorrerem operações de negócios do Google, temos a intenção de continuar com os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na China, assim como manter uma presença nas vendas no país, ainda que, obviamente, o tamanho da equipe de vendas dependa da capacidade dos usuários da China continental de acessarem o Google.com.hk", afirmou Drummond.