Tecnologia

Nasa assina contrato com Rússia para enviar astronautas

Agência France-Presse
postado em 06/04/2010 19:46
A Nasa assinou um contrato com a Rússia para enviar seis astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) quando os ônibus espaciais americanos forem aposentados, anunciou nesta terça-feira a agência espacial dos Estados Unidos.

O contrato de 335 milhões de dólares firmado com a agência espacial federal russa prevê o envio à ISS de seis astronautas americanos em 2013 e 2014, indicou a Nasa em um comunicado.

Os astronautas partirão à bordo de quatro missões Soyouz em 2013, e regressarão à Terra em dois voos previstos para o mesmo ano e outros dois em 2014.

Os ônibus espaciais americanos farão em 2010 seus últimos voos com destino à ISS.

Quando forem aposentados, os EUA dependerão dos Soyouz russos para levar seus astronautas à ISS, até que um foguete de lançamento americano o substitua em 2015.

O presidente americano, Barack Obama, decidiu em fevereiro anular o programa espacial Constellation, que previa a volta dos americanos à Lua.

O ônibus espacial Discovery, que partiu na segunda-feira (5/4) do Centro espacial Kennedy, na Flórida, deve se acoplar à ISS na quarta-feira. Após o retorno à Terra, são previstos apenas mais três voos de ônibus espaciais antes do fim do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação