Agência France-Presse
postado em 14/04/2010 20:03
A Microsoft informou esta quarta-feira (14/4) ter aberto uma investigação depois que um relatório revelou duras condições de trabalho em uma fábrica na China que faz produtos para a gigante americana do software.O Comitê Nacional de Trabalho (NLC, na sigla em inglês), com sede em Pittsburgh (EUA), denunciou, em um relatório publicado na terça-feira, as péssimas condições a que são submetidos os funcionários de uma fábrica do grupo KYE Systems Corp., na cidade de Dongguan, província de Guangdong.
A NLC, grupo privado com a missão declarada de "ajudar a defender os direitos humanos dos trabalhadores na economia global", disse que a KYE recruta centenas de estudantes com idades entre 16 e 17 anos que trabalham em turnos de 15 horas, de seis a sete dias por semana.
A organização informou que em 2007 e 2008, antes da recessão, "os trabalhadores ficavam na fábrica 97 horas por semana, trabalhando 80 horas e meia". "Em 2009, os trabalhadores afirmaram permanecer na fábrica 83 horas por semana, trabalhando 68 horas", acrescentou o NLC, segundo o qual os funcionários recebiam 65 centavos por hora trabalhada, "o que cai para 52 centavos após a dedução da comida fornecida pela fábrica".
"Os trabalhadores são proibidos de conversar, ouvir música ou usar o banheiro durante o horário de trabalho", acrescentou o informe, destacando que "como punição, os funcionários que cometiam erros eram forçados a limpar os banheiros".
"Os trabalhadores não tem direitos, à medida que cada lei trabalhista na China é violada", acrescentou. "Os códigos de conduta da Microsoft e de outras companhias têm impacto zero".
A Microsoft informou que leva as denúncias "a sério" e prometeu "tomar as medidas corretivas apropriadas a respeito de quaisquer indícios de erro de conduta do fornecedor". "A Microsoft está comprometida com o tratamento justo e a segurança dos trabalhadores empregados por nossos fornecedores", informou a empresa, situada em Redmond, Washington, em comunicado enviado à AFP.
Segundo o relatório da NLC, a fábrica produz ;mouses; para computadores, bem como produtos para outras companhias, como Hewlett-Packard, Best Buy, Samsung, Foxconn, Acer, Logitech e Asus.