Tecnologia

EUA investigam com alemães e russos pagamento de propina pela HP

Agência France-Presse
postado em 15/04/2010 18:43
O governo dos Estados Unidos se juntou à investigação que autoridades alemãs e russas levam adiante sobre o eventual pagamento de propinas por parte da gigante da informática Hewlett-Packard na Rússia para vencer uma licitação, informou o The Wall Street Journal nesta quinta-feira (15/4).

Citando uma fonte "próxima ao caso" o jornal indicou que o organismo regulador da bolsa americana (SEC) investiga se a HP cometeu violações civis da lei sobre Práticas de Corrupção no Exterior.

Afirma que os fiscais alemães investigam se executivos da HP pagaram cerca de 8 milhões de euros (10,9 milhões de dólares) em propinas para vencer uma licitação de 35 milhões de dólares, no qual a HP vendeu equipamentos, por meio de uma subsidiária alemã, ao escritório da Promotoria-Geral da Federação russa.

As autoridades russas inspecionaram os escritórios da subsidiária russa da HP em Moscou, após um pedido da Alemanha, confirmaram promotores russos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação