Agência France-Presse
postado em 16/04/2010 18:53
Um hotel de luxo em Copenhague levou o conceito de energia renovável a um novo patamar, ao conectar bicicletas ergométricas a geradores, permitindo que os hóspedes ajudem a produzir a eletricidade que consomem.Cada hóspede do Crowne Plaza Hotel que gerar 100 watt/hora receberá como prêmio uma refeição no valor de 200 coroas (27 euros ou 36 dólares), explicou a porta-voz do hotel, Frederikke Toemmergaard.
Duas bicicletas serão equipadas com telas montadas no guidão para que os ciclistas possam ver quanta eletricidade geraram para o hotel, que se autointitula "um dos mais ;verdes; do mundo".
Graças a esta iniciativa, os hóspedes poderão "reduzir sua pegada ecológica e economizar dinheiro e energia", disse Toemmergaard. "Uma pessoa fora de forma precisa pedalar cerca de 10 minutos para gerar 10 watt/hora e alguém em boa forma pode gerar até 100 watt/hora em 60 minutos", afirmou.
O hotel de 26 andares e 366 quartos alega ser o primeiro da Dinamarca a ter toda a sua energia gerada a partir de fontes renováveis, graças a painéis solares e um sistema de resfriamento e aquecimento hidráulico.