postado em 27/04/2010 07:00
Na hora de escolher um PC são várias as dúvidas que surgem na cabeça do consumidor. Tamanho da memória, disco rígido, monitor, placa de vídeo;Todos parecem ser um desafio para quem não entende de informática. A confusão pode ser maior ainda quando as siglas entram no páreo. HD, GB, CPU, PCI e Mbps são alguns exemplos que podem deixar os clientes sem saber o que comprar. O importante nessas horas, afirmam os especialistas, é pesquisar e questionar sempre. Pelo menos é isso que tem feito o consumidor brasileiro antes de comprar. Uma pesquisa da Intel sobre os hábitos dos consumidores durante a compra de computadores, divulgada no ano passado, mostra que 93% dos entrevistados verificam pessoalmente o produto nas lojas.[SAIBAMAIS]Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor com renda mais alta costuma ir ao comércio para obter as especificações dos produtos e para ter a opinião do vendedor. Quem possui renda média procura aliar a aquisição do computador a três fatores: preço, velocidade de processamento e desempenho. A pesquisa avaliou 400 usuários no Brasil com enquetes online.
Para Carlos Almeida, gerente de linha de produtos da Dell, o consumidor deve procurar o produto que será útil para as atividades que for realizar. ;Dependendo do tipo de uso deve-se tomar alguns cuidados na hora da escolha. Por exemplo: se for usar o computador para internet e aplicações básicas, então é importante procurar um produto com boa capacidade, mas que não precisa ter uma superplaca de vídeo;, explica.
Após buscas na internet para verificar a melhor configuração, o servidor público Alan Gonçalves, 22 anos, foi até um hipermercado para adquirir um desktop. ;Precisava de um computador para substituir o de casa. Pesquisei na internet as características que precisava, como processador e monitores, e encontrei o melhor preço no site do supermercado. No entanto, como precisava rápido, preferi ir até a loja para fazer a compra;, explicou.
Memória, disco rígido e placa de vídeo também foram outros aspectos observados por Alan. ;O problema desses locais é que eles não montam a configuração que queremos. Tive que comprar uma placa de vídeo offboard em outra loja;, disse. Outra dificuldade apontada pelo servidor público é a falta de preparo dos vendedores. ;O sistema da loja não mostrava quais eram as outras configurações do computador e, por isso, os vendedores não sabiam informar. Eles também ficavam empurrando outros produtos;, conta Alan.
Para fugir das lojas a opção é a compra pela internet. No entanto, o serviço online ainda perde para o real na hora da aquisição. ;O cliente às vezes se sente mais seguro para ir a uma loja, pegar no produto, consultar o vendedor e até mesmo pagar;, explica Carlos. A desvantagem de compras feitas em varejistas são as poucas opções de configuração do computador. ;Eles apresentam até quatro tipos, mas param por aí. O cliente mais exigente vai procurar a internet para isso, e esse é um dos diferenciais;, afirma.
A experiência durante a compra do netbook da empresária Vera Lobo, 50 anos, foi diferente. Primeiro, ela pediu informações a um parente que entende mais de computadores. ;Pedi ajuda ao meu sobrinho para pesquisar a melhor configuração de um equipamento. O produto vai servir para que meus filhos façam trabalhos escolares e para buscas na internet;, explicou. Ao chegar à loja, a empresária disse que ficou de olho para que os vendedores não empurrassem outros produtos. ;Fui com a lista das especificações e a consultava de vez em quando, para eles não pensarem que era totalmente leiga no assunto;, afirmou.
Como grande parte dos consumidores, Vera também procurou por um produto que tivesse um bom custo-benefício e aliasse design com funcionalidade. ;O design é importante, mas temos que ver a qualidade;, explica. O gerente de linha de produtos da Dell explica que é importante essa união entre as características físicas do produto e as especificações, mas que, nessa briga, ainda hoje, quem ganha é o design. ;Observe a reação de um adolescente vendo um computador, ele vai fechar a capa, ver qual a cor. Por mais que se saiba que 4GB é melhor que 3GB, quando o consumidor olha o design, esse torna-se o fator importante;, afirma. Ainda de acordo com Carlos, há uma tendência de todo o mercado sempre aliar potência e design.
Fica a dica
O estudo da Intel mostrou ainda que 62% das classes A e B brasileiras que compraram um computador nos últimos 12 meses procuraram informações pela internet, em sites comparativos de preços, fóruns de discussão e páginas de busca.
Para o gerente de produtos de linha da Dell, Carlos Almeida, a prática vai se tornar cada vez mais comum. ;Quando lançamos um produto e colocamos no site, antes mesmo de saírem as informações, já é possível entrar em sites e ver que o pessoal está fazendo comentários e comparando com outros computadores;, afirma.
Além de redes sociais, os fóruns de discussão têm se tornado uma das melhores opções na hora da escolha dos computadores. O Clube do Hardware foi lançado em 1996 e é o maior site independente de informações técnicas sobre informática da América Latina. A página recebe mais de 9 milhões de visitas mensais e cerca de 19 milhões de pageviews por mês. O fórum do site tem 331.383 usuários cadastrados ativos, de acordo com informações de fevereiro deste ano.
No fórum, há tópicos que vão desde recomendações de produtos a banco de empregos. As dúvidas são respondidas pelos usuários cadastrados ou pelos moderadores do blog, que também acumulam a função de colocar ordem no local.
Configure o seu
Para ajudar na hora da aquisição do computador, a Intel desenvolveu um site que pode ajudar. Na página do ;Meu próximo PC;, o usuário pode escolher entre desktop, netbook ou notebook. Ao passar o mouse por cima das opções, o consumidor vai visualizar uma lista de prós e contras de cada modelo. O desktop, por exemplo, traz como pontos fortes o melhor desempenho, o menor preço e mais liberdade para atualizar e trocar componentes em relação ao notebook. O usuário deve considerar, diz o site, que o computador não terá mobilidade e que haverá vários fios interligando os equipamentos.
Ao clicar, será dado mais opções para a melhor escolha. Entre elas, baixar conteúdo de áudio e vídeo da internet, jogar games que exigem mais do computador, baixar e editar fotos. Após selecionar as funções que interessam, o site irá apresentar um sugestão de componentes, como processador, memória RAM e disco rígido. Com a configuração em mãos, basta fazer uma pesquisa de preços na internet ou dirigir-se a uma loja e pedir os equipamentos.
; ACESSE
Clube do Hardware
Meu próximo PC