Tecnologia

Escolher o computador ideal esconde percalços que vão além das siglas e dos nomes complicados

Comprar ou montar um computador não é tarefa fácil para quem desconhece o mundo da informática. Saiba, então, como se sair bem ao configurar o seu

postado em 27/04/2010 07:00
Para a empresária Vera Lobo (ao fundo) consultar os familiares é a primeira opção antes de comprar qualquer produto eletrônicoNa hora de escolher um PC são várias as dúvidas que surgem na cabeça do consumidor. Tamanho da memória, disco rígido, monitor, placa de vídeo;Todos parecem ser um desafio para quem não entende de informática. A confusão pode ser maior ainda quando as siglas entram no páreo. HD, GB, CPU, PCI e Mbps são alguns exemplos que podem deixar os clientes sem saber o que comprar. O importante nessas horas, afirmam os especialistas, é pesquisar e questionar sempre. Pelo menos é isso que tem feito o consumidor brasileiro antes de comprar. Uma pesquisa da Intel sobre os hábitos dos consumidores durante a compra de computadores, divulgada no ano passado, mostra que 93% dos entrevistados verificam pessoalmente o produto nas lojas.

[SAIBAMAIS]Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor com renda mais alta costuma ir ao comércio para obter as especificações dos produtos e para ter a opinião do vendedor. Quem possui renda média procura aliar a aquisição do computador a três fatores: preço, velocidade de processamento e desempenho. A pesquisa avaliou 400 usuários no Brasil com enquetes online.

Para Carlos Almeida, gerente de linha de produtos da Dell, o consumidor deve procurar o produto que será útil para as atividades que for realizar. ;Dependendo do tipo de uso deve-se tomar alguns cuidados na hora da escolha. Por exemplo: se for usar o computador para internet e aplicações básicas, então é importante procurar um produto com boa capacidade, mas que não precisa ter uma superplaca de vídeo;, explica.

Após buscas na internet para verificar a melhor configuração, o servidor público Alan Gonçalves, 22 anos, foi até um hipermercado para adquirir um desktop. ;Precisava de um computador para substituir o de casa. Pesquisei na internet as características que precisava, como processador e monitores, e encontrei o melhor preço no site do supermercado. No entanto, como precisava rápido, preferi ir até a loja para fazer a compra;, explicou.

Memória, disco rígido e placa de vídeo também foram outros aspectos observados por Alan. ;O problema desses locais é que eles não montam a configuração que queremos. Tive que comprar uma placa de vídeo offboard em outra loja;, disse. Outra dificuldade apontada pelo servidor público é a falta de preparo dos vendedores. ;O sistema da loja não mostrava quais eram as outras configurações do computador e, por isso, os vendedores não sabiam informar. Eles também ficavam empurrando outros produtos;, conta Alan.

Para fugir das lojas a opção é a compra pela internet. No entanto, o serviço online ainda perde para o real na hora da aquisição. ;O cliente às vezes se sente mais seguro para ir a uma loja, pegar no produto, consultar o vendedor e até mesmo pagar;, explica Carlos. A desvantagem de compras feitas em varejistas são as poucas opções de configuração do computador. ;Eles apresentam até quatro tipos, mas param por aí. O cliente mais exigente vai procurar a internet para isso, e esse é um dos diferenciais;, afirma.

A experiência durante a compra do netbook da empresária Vera Lobo, 50 anos, foi diferente. Primeiro, ela pediu informações a um parente que entende mais de computadores. ;Pedi ajuda ao meu sobrinho para pesquisar a melhor configuração de um equipamento. O produto vai servir para que meus filhos façam trabalhos escolares e para buscas na internet;, explicou. Ao chegar à loja, a empresária disse que ficou de olho para que os vendedores não empurrassem outros produtos. ;Fui com a lista das especificações e a consultava de vez em quando, para eles não pensarem que era totalmente leiga no assunto;, afirmou.

Como grande parte dos consumidores, Vera também procurou por um produto que tivesse um bom custo-benefício e aliasse design com funcionalidade. ;O design é importante, mas temos que ver a qualidade;, explica. O gerente de linha de produtos da Dell explica que é importante essa união entre as características físicas do produto e as especificações, mas que, nessa briga, ainda hoje, quem ganha é o design. ;Observe a reação de um adolescente vendo um computador, ele vai fechar a capa, ver qual a cor. Por mais que se saiba que 4GB é melhor que 3GB, quando o consumidor olha o design, esse torna-se o fator importante;, afirma. Ainda de acordo com Carlos, há uma tendência de todo o mercado sempre aliar potência e design.

Fica a dica

O estudo da Intel mostrou ainda que 62% das classes A e B brasileiras que compraram um computador nos últimos 12 meses procuraram informações pela internet, em sites comparativos de preços, fóruns de discussão e páginas de busca.

Para o gerente de produtos de linha da Dell, Carlos Almeida, a prática vai se tornar cada vez mais comum. ;Quando lançamos um produto e colocamos no site, antes mesmo de saírem as informações, já é possível entrar em sites e ver que o pessoal está fazendo comentários e comparando com outros computadores;, afirma.

Além de redes sociais, os fóruns de discussão têm se tornado uma das melhores opções na hora da escolha dos computadores. O Clube do Hardware foi lançado em 1996 e é o maior site independente de informações técnicas sobre informática da América Latina. A página recebe mais de 9 milhões de visitas mensais e cerca de 19 milhões de pageviews por mês. O fórum do site tem 331.383 usuários cadastrados ativos, de acordo com informações de fevereiro deste ano.

No fórum, há tópicos que vão desde recomendações de produtos a banco de empregos. As dúvidas são respondidas pelos usuários cadastrados ou pelos moderadores do blog, que também acumulam a função de colocar ordem no local.

Configure o seu

Para ajudar na hora da aquisição do computador, a Intel desenvolveu um site que pode ajudar. Na página do ;Meu próximo PC;, o usuário pode escolher entre desktop, netbook ou notebook. Ao passar o mouse por cima das opções, o consumidor vai visualizar uma lista de prós e contras de cada modelo. O desktop, por exemplo, traz como pontos fortes o melhor desempenho, o menor preço e mais liberdade para atualizar e trocar componentes em relação ao notebook. O usuário deve considerar, diz o site, que o computador não terá mobilidade e que haverá vários fios interligando os equipamentos.

Ao clicar, será dado mais opções para a melhor escolha. Entre elas, baixar conteúdo de áudio e vídeo da internet, jogar games que exigem mais do computador, baixar e editar fotos. Após selecionar as funções que interessam, o site irá apresentar um sugestão de componentes, como processador, memória RAM e disco rígido. Com a configuração em mãos, basta fazer uma pesquisa de preços na internet ou dirigir-se a uma loja e pedir os equipamentos.


; ACESSE

Clube do Hardware


Meu próximo PC

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