Tecnologia

Diversificação de plataformas na internet faz com que internautas migrem para as novas redes sociais

postado em 11/05/2010 10:30
Os blogs surgiram como uma espécie de diário virtual. Inicialmente, eram restritos a um grupo de pessoas e usados de modo privativo para que os usuários contassem detalhes do dia a dia ou fizessem revelações e confissões. A popularidade cresceu e virou mania entre jovens e adultos, os blogs deixaram de ser limitados e dominaram o cenário da internet. Ainda é rápido e fácil criar um espaço na internet, postar uma informação, fotos e vídeos. Deixar o blog com a cara do usuário também ficou divertido e milhares de páginas com templates, como são chamados os designs das páginas, surgiram na web. O ponto alto foi a descoberta do serviço pelas celebridades.

No entanto, os mais de 133 milhões de blogs registrados pelo site Technorati desde 2002 estavam ameaçados com a chegada das redes sociais e dos microblogs. Orkut e Facebook prenderam a atenção dos jovens que passaram a relatar histórias e a fazer questionamentos através de comunidades. O Twitter mostrou ao mundo que 140 caracteres são suficientes para a comunicação. Os blogs sentiram um impacto. Uma pesquisa do instituto Pew Research Center feita nos Estados Unidos revelou que a quantidade de jovens de 12 e 17 anos que escrevem em blogs caiu de 28% para 14% de 2006 para cá.

Em 2007, 24% dos usuários entre 18 e 29 anos mantinham um espaço na internet. Hoje, não passam de 15%. ;As pessoas utilizavam os blogs como principal meio de expressão. À medida que começam a surgir outras ferramentas, nas quais se podem publicar fotos ou vídeos, elas vão passar a utilizar esses mecanismos;, explica Edney Souza, criador do Interney Blogs e sócio de uma agência de comunicação especializada em mídias sociais.

O público migrou para as redes sociais. Ainda segundo a pesquisa, 73% dos jovens norte-americanos usam os websites para interagir com os amigos. Em novembro de 2008, o número era de 55%. Outro ponto negativo para o blogs envolve a interatividade. Em 2006, 76% dos usuários comentavam em blogs de amigos e os liam periodicamente. Esse número caiu para 52% no ano passado.

Na pesquisa da Pew Research Center, o Facebook aparece como a rede social mais utilizada pelos jovens norte-americanos (73%), seguido do Myspace. No Brasil, a situação é diferente. Apesar do crescimento do Facebook, o Orkut ainda domina o cenário com 52% de usuários brasileiros. Mas quem apresenta amplo crescimento é o Twitter. O público adulto dos Estados Unidos responde por 19% dos usuários do microblog. Um terço dos usuários entre 18 e 39 anos postam ou leem as atualizações de outros usuários. ;O que acontece é que não temos uma população apta e interessada em publicar constantemente textos. Agora, começa a surgir uma adaptação que traz o nível de produção de blogs para algo mais realista;, afirma Souza.

A pesquisa, no entanto, não revela os principais motivos dos blogueiros abandonarem os espaços virtuais e se interessarem mais pelas redes sociais e microblogs. A explicação pode estar na agilidade que, comparando-se às redes sociais, o blog não proporciona. Apesar de ser considerado fácil fazer um post e colocá-lo na web, o tempo para preparação do texto é maior. No caso do Twitter, o usuário em apenas 140 caracteres consegue expressar o que sente. Além disso, comentar em um blog também exige cadastro prévio, o que torna a resposta dos seguidores no Twitter muito mais rápida. ;Uma das ferramentas que as redes sociais roubaram dos blogs foram os comentários. Hoje uma pessoa lê um texto no blog e comenta no Twitter. E isso não é uma trapaça, a pessoa só está usando o local de preferência dela, no caso o microblog;, explica Souza.

O especialista em redes sociais e diretor de uma das maiores empresas de relações públicas dos Estados Unidos Steve Rubel desistiu do blog pessoal no ano passado e afirmou que a blogosfera está com os dias contados, caso não haja uma reformulação dos serviços. ;As pessoas não tem tempo de ler como antes. Há muita competição pela nossa atenção. Isso significa que você deve ser criativo para se sobressair;, afirmou Rubel, em um post de despedida.

;O blog está em um estágio crítico em sua evolução. Blogs são o novo normal. Tudo é um blog. Então o que virá depois? Eu acredito que seja o streaming (fluxo constante, em português);, explicou Rubel. Para ir atrás desse fluxo, o especialista migrou para o Posterous, que permite postar em várias redes sociais rapidamente usando o e-mail.

O fim dos blogs, no entanto, ainda está distante de acontecer. A cada dia, cerca de 200 mil blogs são criados, segundo o Technorati. ;Não vejo nenhuma possibilidade de o blog morrer, pois é uma ferramenta de publicação ágil e gratuita. Para quem tem necessidade de publicar textos, ele vai continuar sendo a melhor opção;, explica Edney Souza. Além disso, o serviço é ainda fonte de informação qualificada. Até mesmo os maiores vilões dos blogs, como Twitter, Orkut e Facebook, possuem um blog para informar os problemas, correções e novidades das ferramentas.

Os blogs trazem ainda uma vantagem em relação às redes sociais. Com um pequeno investimento na compra de um domínio e para a manutenção, o usuário tem garantido, até que pare de pagar, aquele espaço. ;No caso do Twitter, a qualquer momento você pode perder a oportunidade de postar caso comenta alguma infração. No caso dos blogs, isso só acontece por medida judicial;, afirma Souza.

No entanto, a briga deve durar pouco. O futuro dos blogs e das redes sociais parece ser de perfeita harmonia. ;Os dois vão conviver pacificamente no futuro com seus determinados papéis;, prevê Souza.

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