Tecnologia

Hotmail, com 47 milhões de usuários no Brasil, ganha inovações para chegar perto da concorrência

postado em 19/05/2010 07:45
Se a liderança da Microsoft, no Brasil, do mercado de e-mail e de instant messenger é incontestável, quando se trata de inovação, a história é outra. Com uma caixa de entrada que não havia mudado muito nos últimos anos, fica bem atrás de novas abordagens para o serviço, como a trazida pelo Gmail, do Google, que chegou oferecendo capacidade infinitamente maior (na época do lançamento, eram 2GB contra 20MB de espaço) e um serviço mais adequado de controle de spam e busca de mensagens. Depois de anunciar intenções de mudar o Windows Live Messenger, ontem a Microsoft anunciou mudanças no Hotmail.

Na hora de mandar fotos, nada de enviar arquivos pesados, o Hotmail faz o upload das imagens para o Skydrive e manda os linksPara continuar na liderança, a Microsoft trabalhou em pontos em que o Hotmail era deficiente. O principal deles, o spam, e a forma como o serviço de e-mails lida com o volume de mensagens desinteressantes que inunda a caixa de entrada todo dia. A ferramenta mais interessante é a Sweep, que funciona como uma vassoura virtual e faz uma varredura, juntando e-mails similares, de mesmos remetentes, e eliminando o lixo.

Nesse quesito, a empresa anunciou a aplicação de seu serviço de controle de spam usado em soluções corporativas da Microsoft, o SmartScreen. Segundo a Microsoft, US$ 9,5 milhões foram investidos no assunto, e a taxa de sucesso em barrar mensagens indesejadas passou de 65%, em 2006, para 96%, agora. Outra inovação é o destaque nos endereços dos remetentes, para ajudar na visualização e na identificação de quais são confiáveis, tática já aplicada em browsers.

O serviço de e-mail ainda coloca ícones que identificam remetentes notadamente fraudulentos, como endereços que se fazem passar por bancos, por exemplo. Para casos extremos, quando for preciso usar o Hotmail em um computador público, por exemplo, é possível solicitar uma senha de uso único, que chegará por SMS para um número de celular cadastrado. Assim, a senha usada todos os dias se mantém preservada.

A empresa também jura que as mudanças permitirão enviar anexos mais volumosos e bater papo em tempo real. ;Já não é preciso se preocupar com o tamanho dos anexos;, explicou à agência de notícias AFP Walter Harp, um funcionário do Windows Live, o serviço que administra o Hotmail. ;Com o novo Hotmail, daremos a possibilidade de enviar até 10GB em uma única mensagem;, garantiu Harp.

Cara de Gmail
Boa parte das inovações apresentadas se assemelham, e muito, a serviços já oferecidos pelo Google no Gmail. Entre eles, se destacam o enfoque especial na busca, que ganha o painel para pesquisas avançadas. Outro ponto é a possibilidade de agrupar as mensagens como conversas, principal característica do e-mail concorrente, mas que também está presente em programas da Microsoft, como o Outlook.

Outra inovação com cara de Gmail é a integração entre o e-mail e o serviço de instant messenger logo na caixa de entrada. Assim como o e-mail do Google traz o Gtalk, Hotmail e Windows Live Messenger estarão juntos. Ainda haverá a integração com o serviço de calendário. Mas existem outras evoluções, tendendo para a área das redes sociais. Uma delas é a possibilidade de interagir com redes sociais sem sair do e-mail.

Passa a ser possível aceitar convite de redes como Facebook, LinkedIn e MySpace já na mensagem. Os contatos também poderão ser integrados. Assim, os usuários têm acesso à lista de amigos nas redes sociais, no Hotmail e até nos outros serviços de e-mail em um único lugar. Como já estava disponível no Gmail, dá para integrar também a caixa de entrada, fazendo com que as mensagens que cheguem ao e-mail do Google ou do Yahoo! fiquem todas juntas.

A integração mais interessante é a do Hotmail com o pacote de programas de produtividade da empresa, o Office. Agora, é possível editar documentos de texto, planilhas e apresentações de dentro do e-mail, sem precisar baixar nada ou abrir o programa. No Gmail, a edição de documentos redireciona o usuário para outro serviço, o Google Docs.

O número
"Com o novo Hotmail, daremos a possibilidade de enviar até 10GB em uma única mensagem;
Walter Harp, do Windows Live

; Para saber mais
Crescimento rápido


Segundo a consultoria Comscore, em dezembro de 2009 pelo menos 24 milhões de brasileiros com mais de 15 anos haviam se conectado a serviços de e-mail na internet. O que representa um crescimento de 18% em relação a 2008. A liderança no mercado, de longe, é da Microsoft. O Hotmail é dono de 20 milhões dos usuários, contra 8,4 milhões do Gmail e 7,1 milhões do Yahoo.


Veja vídeo de divulgação mostrando como funcionam as inovações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação