postado em 25/05/2010 14:13
Chicago (EUA) - Executivos da Motorola, umas das primeiras fabricante de celulares a apresentar um aparelho com o sistema operacional do Google, e da Nextel apresentaram nesta terça (25/5) o i1, telefone que une as funcionalidades do rádio (com tecnologia iDEN) e o Android.O aparelho tem tela sensível ao toque, câmera de 5MP e flash LED. A novidade mostra a intenção da Nextel em aumentar as opções de telefones celulares que explorem a rede de dados 3G. A empresa tem 7,7 milhões de clientes no mundo e prevê um aumento de sua base de usuários impulsionado pela melhora da economia, que impulsiona os setores de transporte, manufatura e logística, os maiores consumidores da empresa.
Outra área que deve representar um aumento na base de clientes é o envelhecimento da população, que leva mais jovens a entrarem no mercado de trabalho. Razão do enfoque da empresa em smartphone. Segundo Greg Santoro, chefe de estratégia e marketing da empresa, a rede 3G aumenta essa oportunidade de maneira significante.
Já a Motorola enfatizou a intenção de crescer no mercado de smartphone. "Em setembro do ano passado, 1% dos consumidores estavam decididos por comprar um celular da empresa, em dezembro passou para 13% e já estamos em 16%", revela Mark Shockley, diretor da empresa.
A Motorola decidiu por focar o desenvolvimento de smartphones com o sistema operacional do Google desde 2009 e já lançou oito modelos.
Veja mais no caderno Informática de 1 de junho.