Agência France-Presse
postado em 28/05/2010 15:20
Com o seu iPad, a gigante da informática Apple conseguiu uma longa dianteira no mercado dos tablets, mas seus concorrentes preparam suas respostas, mesmo se a batalha já estiver parecendo perdida.Em 2010, 12 milhões de tablets devem ser vendidos no mundo inteiro, segundo a empresa Gartner e 7,6 milhões de acordo com a IDC. O Instituto GFK, menos otimista, estima 4 milhões.
"A Apple venderá a maior parte", acredita Carolina Milanesi, analista da Gartner.
"A líder e referência neste mercado será a Apple, como é o iPhone, hoje em dia, para o mercado de telefones celulares", corroborou Stéphane Dubreuil, da empresa Sia Conseil.
Mas a Apple vem "confrontando todos os fabricantes de informática", é evidente que eles "vão anunciar seus tablets" também, destacou.
"É impensável agora para uma empresa de tecnologia deixar passar essa tendência" já que "se o iPad é um sucesso, todos verão as vendas de computadores portáteis cair", acrescentou Dubreuil.
A americana Dell já anunciou o lançamento no início de junho da sua versão na Grã-Bretanha e neste verão nos Estados Unidos, batizada Streak, funcionando com o sistema Android desenvolvido pela Google.
Menor que o tablet da Apple - 12,5 cm de diagonal contra 24,25 cm - o Streak ainda será dotado, diferentemente do iPad, de um aparelho de fotos, do programa de animação Flash da Adobe e suportará videoconferências e chamadas telefônicas.
A sul-coreana Samsung deverá, também, lançar seu aparelho no segundo semestre de 2010.
A americana HP, número um dos computadores portáteis, deve igualmente concorrer nesse mercado. Ela irá optar por um sistema operacional webOS da fabricante de telefonia móvel Palm, que acaba de comprar, a fim de "se diferenciar dos outros modelos", explicou Milanesi.
Outros anúncios são esperados no salão Computex, que ocorre entre os dias 1; e 5 de junho em Taipei (Taiwan), como a da fabricante tailandesa Asus que deve oficializar o lançamento do seu tablet PC Eee Pad.
Por sua vez, a francesa Archos, presente no mercado dos tablets desde o fim de 2008, lançou em meados de maio um novo modelo funcionando com o Android. Suas capacidades de armazenamento são menores que as do iPad, oferecendo uma versão econômica do tablet: Archos 7 Home Tablet é vendido por entre 149 e 179 euros, contra 499 e 799 do líder de mercado.
Segundo o site especializado CNET, a Archos lançará ainda, durante o verão, seis novos modelos, uma informação ainda não confirmada pelo grupo.
"Fabricar um tablet é muito simples. O que é mais complicado é decidir que tipo de programas utilizar para dar melhor experiência tátil, como criar conteúdo... Se não, seria apenas um laptop em formato de tablet", analisou Milanesi.
Além do design e "o conforto" de seu tablet, "a força da Apple está na sua App;Store", loja virtual que oferece cerca de 200 mil aplicativos, destacou Dubreuil.
De fato, "em um primeiro momento, será difícil concorrer com o iPad", estimou. Ainda é provável que a "Apple inove" e que baixe seus preços "assim que suas vendas estagnarem".