postado em 08/06/2010 07:59
Depois de muita espera, a Apple apresentou ao público a nova versão do seu popular celular: o iPhone 4. Com poucas mudanças no visual, mas com aproximadamente 100 novas funcionalidades, a quarta geração do aparelho chega com a difícil tarefa de impressionar o mercado depois de o ter revolucionado desde o momento em que apareceu nas prateleiras pela primeira vez, em 2007.Como é de costume, coube ao executivo-chefe da empresa, Steve Jobs, assumir o palco e mostrar a novidade durante o WWDC 2010, encontro de criadores que acontece todos os anos em São Francisco, nos Estados Unidos. Feito em aço inoxidável, o telefone tem apenas 9,3 milímetros de espessura ; aproximadamente 24% mais fino que a versão 3GS, lançada há um ano. Mas as principais mudanças do telefone dizem respeito às funcionalidades e ao coração do aparelho: o hardware. O modelo passa a contar com duas câmeras: uma na parte frontal, para videoconferências; outra, na parte posterior, de 5 megapixels, capaz de gravar vídeos em alta definição. A tela ganhou resolução maior, alcançando uma definição quatro vezes superior ao modelo atual. Outra novidade é o Apple A4, processador que equipa o tablet iPad. Com o chip, o modelo economiza mais bateria, alcançando uma autonomia até 40% superior que o antecessor.
Dono do mercado
O executivo reforçou a superioridade da marca em relação a um dos principais rivais, o Google ; que, há um ano, entrou na briga pelo acirrado setor de telefonia móvel com o sistema operacional Android. ;De acordo com pesquisa do Nielsen Media Research, o modelo Blackberry, da Rim, é dono de 35% do mercado norte-americano, enquanto o iPhone detém 28%. O Windows tem 19% e o Android, 9%. Ou seja, temos três vezes o market-share deles;, alfinetou Jobs.
O iPhone 4 começa a ser comercializado em 15 de junho em Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Reino Unido. Um mês depois, outros 18 mercados receberão o aparelho para vendas. A Apple não informou quando ele estará disponível no Brasil. Nos EUA, o modelo de 16GB custará US$ 199, enquanto o de 32GB sairá por US$ 299 (para clientes pós-pago da operadora AT).