Tecnologia

Mais poder ao iPhone 4

A quarta geração do celular da Apple chega com 100 novas funcionalidades, revigorada e pronta para conter o avanço do Android, o sistema operacional móvel do Google. Sua maior novidade é a possibilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo

postado em 09/06/2010 08:23
; Fernando Braga
Especial para o Correio


Na manhã da última segunda-feira, dia em que todos os holofotes do mercado de tecnologia estavam voltados para o WWDC, evento anual realizado em São Francisco, onde a Apple apresenta novos produtos ao mercado, Bryan Webster, um internauta fã da Maçã, enviou uma mensagem ao site MacRumor, especializado em notícias sobre a companhia. De forma despretensiosa, o macmaníaco direcionou o comentário a ninguém menos que Steve Jobs, diretor executivo da empresa: ;Espero que você tenha bons anúncios para dar um chega pra lá no Google;, escreveu. O que ele não poderia esperar era que um dos principais CEOs do mundo respondesse a provocação. ;Você não vai se decepcionar;, garantiu o executivo.

Horas mais tarde, a promessa era cumprida com o lançamento do iPhone 4, a quarta geração do celular da marca, repleto de recursos e com aproximadamente 100 novas funcionalidades incorporadas. Além da natural expectativa que antecede os anúncios da companhia e que faz com que rumores pipoquem em sites de notícias especializados em tecnologia, a apreensão em torno do lançamento era esperada pelo mercado porque aguardava um movimento da Apple para tentar conter o avanço do mais novo concorrente do setor de telefonia móvel: o Google e seu sistema operacional Android.

Coube então ao guru da Apple, devidamente vestido com o seu tradicional traje de aparições em público ; camisa preta, calça jeans e tênis branco ; subir ao palco para apresentar as novidades do novo smartphone. Para começar, o aparelho ganhou linhas mais anguladas e ficou 24% mais fino (9,3 milímetros de espessura) do que a versão 3GS, lançada há um ano. ;É o mais fino smartphone do mercado. Feito em aço inoxidável e com vidros na parte frontal e atrás, ele tem uma extraordinária qualidade de construção e acho que não há outro produto de consumo como este por aí;, desafiou Jobs.

Agora, o modelo passa a contar com duas câmeras, uma na parte frontal e outra traseira, capaz de gravar vídeos em alta resolução. O display incorporou a tecnologia IPS ; a mesma utilizada no iPad ; com taxa de contraste de 800:1, o que garante uma resolução quatro vezes melhor que a geração atual. Uma versão do aplicativo iMovie para iPhone, que permite combinar clips, colocar música, fotos, legendas e transições, além de efeitos básicos, também pode ser baixada pelos usuários na App Store por US$ 4,99.

Sistema iOS 4
O coração do iPhone 4 passa a ser equipado com o processador Apple 4, o mesmo que integra o tablet iPad. Além disso, o sistema operacional que roda no celular foi renomeado. Antes conhecido como iPhone OS (mesmo estando presente em outros produtos da empresa como o iPod Touch e o iPad), agora ele passa a se chamar iOS. A nova versão, o iOS 4, tem como maior novidade a possibilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Também é possível criar pastas de aplicativos, além de acessar uma caixa de e-mail unificada. O sistema vai estar disponível para download para os donos das versões 3G e 3GS em 21 de junho.

Para reforçar a boa posição da marca da Maçã no mercado, Jobs apresentou um estudo que mostra como anda a participação da empresa no setor de telefonia móvel e aproveitou para cutucar o rival. ;De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Nielsen Media Research, o modelo Blackberry, da Rim, é dono de 35% do mercado norte-americano, enquanto o iPhone detém 28%. Já o Windows chega a 19% e o Android tem 9%. Ou seja, temos três vezes o marketshare deles;, alfinetou.

Para alguns analistas, os aparelhos baseados em Android devem ser considerados a principal preocupação de Jobs no momento. ;O iPhone 4.0 os deixará na dianteira, mas não será tão fácil manter a liderança quanto foi no ano passado, já que o Android tem passado por um enorme progresso;, declarou a analista Carolina Milanesi, da consultoria de pesquisa Gartner. Ashok Kumar, analista da Rodman & Renshaw, concorda. ;O Android é o único real desafiante ao trono;, disse à agência Reuters. O novo iPhone (1) começa a ser vendido nos Estados Unidos e outros quatros países em15 de junho, nas cores branca e preta. No Brasil, ele deve chegar apenas em setembro, quando estará disponível em mais 88 países.

iPad e App Store
Além do novo celular, o executivo da Apple também aproveitou a conferência para falar sobre o iPad e a loja de aplicativos online da marca, a App Store. De acordo com Jobs, o tablet da companhia, que já teve mais de 2 milhões de unidades vendidas, fez com que a Apple entrasse forte no mercado de livros digitais, alcançando 22% das vendas de e-Books no mercado americano. O valor representa 5 milhões de livros comercializados. A líder do ramo é a Amazon, que atua neste segmento desde 2007, com o Kindle.

O executivo declarou que, a cada três segundos, um iPad é vendido no mundo e que os usuários do tablet já fizeram o dowload de 35 milhões de aplicativos para o sistema na App Store. Mais de 5 bilhões de aplicativos já foram baixados na loja online da companhia. Segundo Jobs, a empresa pagou mais de US$ 1 bilhão aos desenvolvedores que criam os aplicativos ; que, por sua vez, recebem 70% do valor pago pelos consumidores de cada programa.

1 - Vazou primeiro na rede
Durante uma bebedeira num bar em São Francisco, Gray Powell, um funcionário da Apple, se descuidou e deixou cair no chão um protótipo da nova geração do iPhone. Um cliente o achou e entrou em contato com o site de notícias de tecnologia Engadget, que publicou fotos do modelo e, rapidamente, fez com que as imagens circulassem por toda a internet. No entanto, a perda de um produto tão importante despertou suspeitas de que se tratava de uma jogada de marketing para atrair a atenção para o lançamento. A companhia não se manifestou a respeito, mas as imagens publicadas do protótipo são idênticas ao iPhone 4 apresentado por Steve Jobs.

A quarta geração do celular da Apple chega com 100 novas funcionalidades, revigorada e pronta para conter o avanço do Android, o sistema operacional móvel do Google. Sua maior novidade é a possibilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação